Acesso Rápido

Censos 2021

Censos 2021

Os Censos 2021 tiveram início no dia 5 de abril, abrangendo todo o território nacional. A realização dos Censos 2021 surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos 2021 e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito Protocolo de Saúde Pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, incluindo a possibilidade de resposta pelo telefone.

 

O QUE SÃO OS CENSOS?

A forma mais antiga e também mais direta de conhecer o número de pessoas que habitam um determinado território, num determinado momento, consiste na realização de uma contagem exaustiva dos indivíduos à qual se dá o nome de recenseamento ou, de uma forma mais abreviada, “censo”.

Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país, à qual, em época mais recente, se acrescentou uma caracterização mais profunda e também um levantamento do parque habitacional.

É através dos Censos que o país fica a saber:

Quantos somos? – O número total de pessoas que vive nas nossas cidades, vilas e aldeias, de norte a sul de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

Como somos? – A idade das pessoas, as suas profissões, os estudos que têm;

Onde vivemos? – Os lugares onde as pessoas vivem;

Como vivemos? – As características das habitações em que as pessoas residem

 

Saiba mais em censos2021.ine.pt