Câmara implementa passadeira com pavimento diferenciador

No âmbito do projeto de execução de reforço da sinalização das passadeiras na zona urbana de Pombal, com o intuito de aumentar a sua visibilidade e consequente segurança na travessia pedonal, a Câmara Municipal de Pombal implementou uma passadeira sensorial, com pavimento diferenciador táctil e pintura colorida.

A passadeira localiza-se na Avenida Heróis do Ultramar, uma das zonas mais críticas de acesso à cidade, no que diz respeito à circulação e sinistralidade rodoviária.

A infraestrutura apresenta-se com um pavimento diferenciador táctil, com mosaico cerâmico da “KeraBraille” para sinalizar aos invisuais a existência de uma passadeira no alinhamento perpendicular.

Possui, ainda, uma marcação com tinta termoplástica branca e um reforço de sinalização com três sistemas: pintura colorida do pavimento betuminoso envolvente à passadeira e zona de aproximação com resina colorida para sistemas de alta visibilidade; sinalização com sinal de passadeira associado a sensores de presença peões que ativam o módulo de LED de luz amarela para aviso aos automobilistas da presença de peões, alimentado por painéis solares; e cinco marcadores LED solares de cada lado, para visibilidade e sinalização da passadeira a longa distância.

A iniciativa pretende desenvolver a educação rodoviária com vista a criar, por parte de peões e automobilistas, um comportamento adequado, bem como promover a segurança da circulação dos peões e mais fácil a convivência entre estes e os condutores.

Pombal, 24 de março de 2021