Câmara atribui 235 mil euros para apoiar clubes desportivos

A Câmara Municipal de Pombal aprovou esta sexta-feira, em reunião do Executivo Municipal, a atribuição de apoios financeiros, num valor total de 235.536 euros, aos clubes desportivos do concelho. O apoio surge num momento em que as coletividades desportivas vivem tempos de incertezas devido ao cancelamento de grande parte das atividades nos escalões de formação.

Os subsídios, relativos à presente época desportiva, foram calculados na base do Regulamento de Atribuição de Subsídios à Prática Desportiva (considerando essencialmente o número de atletas inscritos, escalões, equipas e modalidades), prevendo, excecionalmente, um apoio suplementar de 50% do valor definido, aos clubes com escalões de formação que não tiveram competições, por determinação da Direção Geral de Saúde (DGS), representando um apoio global de 212 mil euros.

Aos clubes que optaram por cancelar toda a atividade desportiva, que no âmbito do referido regulamento não seriam beneficiados, serão atribuídos apoios de 20% do valor concedido na época anterior, com o limite máximo de 3.000 euros e mínimo de 1.000 euros, totalizando 9.016 euros.

Os clubes com instalações próprias receberão, ainda, um valor total de 14.520 euros.

A verba global de 235.536 euros será distribuída por 35 clubes do concelho e destina-se a apoiar um universo de 1.987 atletas, dos quais 1.297 são jovens e 690 seniores, praticantes de 20 modalidades distintas.

Os valores serão liquidados de imediato, logo após a assinatura dos respetivos protocolos de colaboração celebrados entre o Município e cada um dos clubes.

Entretanto, serão iniciadas reuniões de trabalho com as direções das 35 coletividades, para aferição dos respetivos saldos de exploração e atividades económicas, avaliando o impacto da redução orçamental da consequência do cancelamento das atividades desportivas.

A Câmara Municipal apreciará caso a caso as situações específicas de cada clube, e à semelhança de decisões já adotadas, nomeadamente quanto às bandas filarmónicas do concelho, auxiliará na reposição dos défices de exploração que se venham a apurar.

De referir que o financiamento municipal previsto para subsidiar a prática desportiva, no montante de 400 mil euros, poderá ser reforçado, caso sejam verificadas necessidades dos clubes, ficando, assim, asseguradas as suas condições de funcionamento.

Pombal, 12 de fevereiro de 2021