Município assegura refeições a alunos apoiados pela ação social

O Município de Pombal em parceria com todas as Juntas de Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho assegura as refeições escolares a todos os alunos da educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, assim como a todos os que comprovem vulnerabilidade social, neste período de suspensão das atividades educativas e letivas, decretada pelo Governo.

Esta medida será operacionalizada com a entrega de cabazes com géneros alimentares, que serão reforçados com o leite escolar e a fruta escolar, visando minimizar deslocações desnecessárias das famílias aos pontos de entrega inicialmente designados pelo Ministério da Educação.

As solicitações, que poderão abranger cerca de meio milhar de beneficiários, serão feitas diretamente às Juntas/Uniões de freguesia e os cabazes serão entregues no domicílio das famílias.

De acordo com o reforço das medidas de combate à pandemia, todas as creches, ATL, escolas e universidades, estarão encerradas durante os próximos 15 dias. No entanto, mantêm-se abertas as escolas de acolhimento a crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos/ serviços essenciais (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar.

No concelho de Pombal a escolas de acolhimento funcionarão no Agrupamento de Escolas de Pombal e no Agrupamento de Escolas da Guia, onde poderão ser feitas as respetivas inscrições.

Por outro lado, numa articulação dos pelouros do Desenvolvimento Social e da Educação, o Município mantém a Equipa de Apoio Psicológico, que atua à distância conferindo o suporte emocional, através da linha de apoio 236 210 578, das 9h00 às 20h00.

Pombal, 22 de janeiro de 2021