Acesso Rápido

Cerca de 2 mil vacinas contra a Covid-19 para idosos residentes em instituições

Cerca de 2 mil vacinas contra a Covid-19 para idosos residentes em instituições

Está a decorrer no concelho de Pombal a vacinação contra a Covid-19 de profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS), numa operação em que serão ministradas cerca de duas mil vacinas.

O processo de vacinação, coordenado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, teve início esta quinta-feira, 21 de janeiro, estando a cargo de duas equipas móveis constituídas por enfermeiras do Centro de Saúde de Pombal. Este sábado, dia 23, a operação será reforçada com mais três equipas de enfermagem.

A ministração da primeira dose da vacinação, de acordo com o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde, decorre em todas as ERPIS do concelho de Pombal de Instituições Particulares de Solidariedade Social ou privadas, sem surtos ativos de SARS-CoV-2. Nesta situação estão identificadas seis instituições que receberão as equipas de vacinação numa segunda fase, quando forem abrangidos, igualmente, os utentes de outras valências como centros de dia.

O Município de Pombal, através do seu Pelouro de Desenvolvimento Social e Saúde, está a acompanhar e a colaborar neste processo de vacinação, assegurando designadamente o transporte das respetivas equipas de enfermagem e o fornecimento de refeições.

 

Pombal, 22 de janeiro de 2021