Pombal quer ser município “amigo da juventude”

Reconhecendo o papel de uma autarquia enquanto líder no incentivo e integração de iniciativas coletivas que dão lugar à participação e coresponsabilidade nas transformações das comunidades locais, a Câmara Municipal de Pombal formalizou a sua adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Trata-se de um projeto da Federação Nacional de Associações Jovens cujo objetivo principal é a partilha de boas práticas e a criação de estratégias e promoção de sinergias associativas e municipais.

No âmbito da sua adesão à Rede, o Município de Pombal assumiu o compromisso de implementar e impulsionar políticas amigas da juventude, nomeadamente através da construção futura de um plano municipal para a juventude.

O acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a integração numa rede de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada nesse grupo restrito; uma participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre associativismo e juventude, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem, são algumas das vantagens consideradas pela autarquia para aderir à referida rede.

Por outro lado, a Câmara Municipal realça a importância das políticas públicas para a juventude, de caracter sustentável e contínuo ao longo do tempo, para que se consigam criar condições para uma cidadania plena ao alcance de todos/as os/as jovens e lhes permita participar em todos os aspetos da vida social e política, a caminho da autonomia.

Pombal, 20 de janeiro de 2021