Nova bolsa de estacionamento e ciclovia em concurso público

A Câmara Municipal de Pombal aprovou a abertura de concurso público para a criação de uma bolsa periférica de estacionamento para a zona do Casarelo, confinante com a encosta do Castelo, no centro da cidade de Pombal, com um valor base de 320.747,48€.

O projeto contempla a criação de 54 novos lugares de estacionamento, devidamente infraestruturados, incluindo um corredor ribeirinho com ciclovia e zona de circulação pedonal.

O novo espaço terá ainda um parqueamento de bicicletas (BikeSharing), dando desta forma maior valor à rede de mobilidade da cidade, para além de dar apoio às atividades lúdicas e desportivas realizadas na mata da encosta do Castelo, e também de apoio à habitação e estabelecimentos comerciais das imediações.

O projeto consiste na criação de dois percursos ao longo da linha de água existente, um pedonal e outro ciclável, garantindo uma interligação funcional entre a malha urbana, o parque de estacionamento proposto e os percursos existentes na mata do Castelo, através de uma ponte pedonal em madeira, prevendo a possibilidade de uma futura ligação de continuidade até à Mata da Rola e à EN237, mas também à Avenida Heróis do Ultramar.

A bolsa de estacionamento disponibilizará 54 lugares, que servirão de apoio ao comércio, à habitação, aos equipamentos existentes, tais como o Mercado Municipal, o Mercado dos Agricultores, o Mercado do Peixe, o Castelo de Pombal e ainda aos percursos pedonais existentes na mata da sua encosta.

Este novo concurso público surge depois de um primeiro, lançado no final do ano passado, ter sido extinto por falta de propostas admitidas.

Na sequência do projeto agora aprovado e lançado a concurso público, a Câmara Municipal está a preparar a elaboração de um outro projeto relativo à execução de um Parque Verde do Casarelo, resultante da verificação de uma efetiva necessidade ao nível da utilização do espaço público coletivo na envolvente da única zona que se mantém por consolidar na malha urbana, próxima a um dos mais significativos elementos patrimoniais de Pombal: o Castelo.

Pombal, 19 de janeiro de 2021