Acesso Rápido

DONATIVOS NAS FARMÁCIAS AUXILIAM CIDADÃOS MAIS AFETADOS PELA PANDEMIA

DONATIVOS NAS FARMÁCIAS AUXILIAM CIDADÃOS MAIS AFETADOS PELA PANDEMIA

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias de Pombal a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

«Num tempo em que a pandemia impõe uma atenção especial às pessoas, às suas fragilidades e carências, urgem respostas sociais em tempo real, desenvolvendo políticas de proximidade. A alteração repentina na vida das famílias, criando situações de vulnerabilidade, obriga-nos a uma atenção redobrada! Porque entendemos que o acesso à Saúde é um direito de todos, em boa hora protocolamos com a Associação Dignitude – programa ABEM, criando uma resposta para os munícipes em situação de carência económica, permitindo-lhes, assim, o acesso à medicação prescrita de uma forma digna e em igualdade de circunstâncias com os restantes.

Ser porta-voz da campanha “ Dê troco a quem precisa” é mais um compromisso social que nos atribui ainda mais responsabilidade nesta missão que é o serviço público.

Pombal é um concelho solidário e sabe que este Natal deve ser feito de gestos simples que podem fazer a diferença», apela Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal.

Por sua vez, o farmacêutico João Rocha Quaresma considera que a campanha “Dê Troco a Quem Precisa” enaltece que «a união faz a força e que com pequenos contributos podemos gerar grandes mudanças. Este Natal a campanha é a favor da Emergência abem: COVID-19, e as farmácias aderentes no distrito de Leiria convidam a população a doar o troco das suas compras para apoiar aqueles que mais estão a sofrer com as consequências da pandemia».

A Rede abem conta com 11 entidades referenciadoras no distrito de Leiria: Junta da União de Freguesias das Caldas da Rainha, Santo Onofre e Serra do Bouro; Município de Alcobaça; Município de Alvaiázere; Município de Ansião; Município de Bombarral; Município de Figueiró dos Vinhos; Município de Óbidos; Município de Peniche; Município de Pombal; Município de Porto de Mós; União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Existe ainda uma rede de 48 Farmácias abem: onde os 593 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9 ou via MBWAY: 932 440 068. Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

No concelho de Pombal, aderiram à campanha “Dê Troco a Quem Precisa” as farmácias Barros, Mendes, Paiva e Torres & Correia.

 

15 de dezembro de 2020