Acesso Rápido

Município avança com zona verde e ciclovia para a zona do Casarelo

Município avança com zona verde e ciclovia para a zona do Casarelo

A zona do Casarelo, confinante com a encosta do Castelo, no centro da cidade de Pombal, vai ser requalificada para acolher uma bolsa de estacionamento, um corredor ribeirinho com ciclovia, uma via de circulação pedonal e uma zona verde. O projeto foi aprovado pelo Executivo Municipal que deliberou lançar a obra a concurso público, com um valor base a rondar os 245 mil euros.

O novo espaço terá ainda um parqueamento de bicicletas (BikeSharing), dando desta forma maior valor à rede de mobilidade da cidade, para além de dar apoio às atividades lúdicas e desportivas realizadas na mata da encosta do Castelo, e também de apoio à habitação e estabelecimentos comerciais das imediações.

O projeto consiste na criação de dois percursos ao longo da linha de água existente, um pedonal e outro ciclável, garantindo uma interligação funcional entre a malha urbana, o parque de estacionamento proposto e os percursos existentes na mata do Castelo, através de uma ponte pedonal em madeira, prevendo a possibilidade de uma futura ligação de continuidade até à Mata da Rola e à EN237, mas também à Avenida Heróis do Ultramar.

A bolsa de estacionamento disponibilizará 54 lugares, que servirão de apoio ao comércio, à habitação, aos equipamentos existentes, tais como o Mercado Municipal, o Mercado dos Agricultores, o Mercado do Peixe, o Castelo de Pombal e ainda aos percursos pedonais existentes na mata da sua encosta.

Esta nova bolsa de estacionamento surge na sequência de uma outra, com 53 novos lugares, localizada na zona poente da cidade, na Urbanização das Cegonhas, próximo da estação ferroviária e do centro rodoviário, para onde estão projetadas as obras de requalificação do interface de transportes públicos da cidade.

Na sequência do projeto agora aprovado e lançado a concurso público, a Câmara Municipal está a preparar a elaboração de um outro projeto relativo à execução de um Parque Verde do Casarelo, resultante da verificação de uma efetiva necessidade ao nível da utilização do espaço público coletivo na envolvente da única zona que se mantém por consolidar na malha urbana, próxima a um dos mais significativos elementos patrimoniais de Pombal: o Castelo.

Pombal, 18 de novembro de 2020



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X