Autarcas conhecem modelo das Unidades de Saúde Familiar

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, propôs a criação de dois grupos de trabalho, no âmbito da Assembleia Municipal, com vista a “desenhar um compromisso” no sentido de corresponder às necessidades das populações em termos da prestação dos cuidados primários de saúde no concelho.

A proposta surgiu durante uma sessão de esclarecimento sobre Unidades de Saúde Familiar (USF), realizada na passada quinta-feira, dia 22, e para a qual foram convidados todos os autarcas eleitos no concelho (Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal).

Na ocasião, a presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, Denise Velho, desafiou os presentes a promover um debate sobre como poderão ser melhorados os serviços prestados na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Vale do Arunca (que integra os polos de Louriçal, Almagreira, Pelariga e Redinha) e Sicó (que engloba os polos de Abiul, Vila Cã, Santiago de Litém, Albergaria dos Doze, Vermoil, Meirinhas e Carnide).

Para além de Denise Velho, participaram como oradores, Diogo Urjais, presidente da USF – Associação Nacional, e João Miguel Ribeiro, coordenador da equipa regional de apoio e acompanhamento à reforma (ERA) na Administração Regional de Saúde do Centro.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal realçou que os cuidados de saúde de proximidade é “uma das matérias mais importantes na qualificação de vida dos cidadãos”, pelo que a sua reorganização “deve ser discutida, bem discutida até ser decidida, e depois de decidida deve ser executada”.

Segundo Diogo Mateus, deve ser encontrada uma solução mais adequada para o território, reconhecendo que será uma “matéria fácil de reunir consensos” entre os eleitos, independentemente das suas ideologias políticas. “Quanto mais tarde o nosso concelho se organizar, mais dificuldade teremos de ter profissionais e equipas constituídas”, afirmou.

O Presidente da Câmara enalteceu a importância daquela sessão de esclarecimento para que os autarcas obtenham uma “boa informação” no sentido de estarem “muito capacitados para fazer a discussão da melhor forma possível”, sobretudo ouvindo conceitos, experiências e conhecer dados concretos.

As Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas unidades operativas dos centros de saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos numa carteira básica de serviços.

O concelho de Pombal dispõe de três USF: S. Martinho e Marquês (a funcionar no Centro de Saúde de Pombal) e Pombal Oeste (a funcionar no Centro de Saúde da Guia).

Pombal, 26 de outubro de 2020