Acesso Rápido

Município incentiva crianças e pais para lanches saudáveis nas escolas

Município incentiva crianças e pais para lanches saudáveis nas escolas

Reconhecendo a importância de uma alimentação saudável e da educação alimentar desde tenra idade, o Município de Pombal assinalou o Dia Mundial da Alimentação com o lançamento de um projeto-piloto para incentivar a preparação dos lanches pelas crianças, juntamente com os pais/ encarregados de educação.

Sendo a escola o local de excelência para a transmissão de conhecimentos e promoção de atitudes e comportamento mais conscientes no que se refere à alimentação, o projeto “Lanche…Tu escolhes”, contempla a distribuição de uma caderneta a cada criança, na qual poderão ser registados os lanches em casa, com pontuação atribuída a cada grupo de alimentos.

A metodologia passa por, em sala de aula, o professor promover: nas semanas de registo dos lanches, a comparação da evolução dos lanches das crianças; nas semanas intercalares, a sensibilização para o consumo ou não consumo de determinado tipo de alimentos. Em cada semana intercalar, existe uma atividade na caderneta para fazer com os pais/ encarregados de educação, de modo a promover a consolidação dos conhecimentos adquiridos com o professor em sala de aula e a sua disseminação para casa. O projeto decorrerá, preferencialmente, entre 16 de outubro e 13 de dezembro, com duas semanas de registos iniciais, cinco semanas de sensibilização e duas semanas de registo finais. Contemplará ainda duas semanas de “folow up” no final do 2º período letivo.

A iniciativa abrange um total de 18 turmas das escolas de Escoural, Travasso, Vicentes, Pombal, Louriçal, Mata Mourisca, Vieirinhos, Vermoil e Machada.

Nos últimos quatro anos o município tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com hábitos de alimentação saudável, implementando no terreno projetos como “Reagir 100%”, “Vamos criar uma Horta” e “Regime Escolar”, acompanhados por uma Nutricionista. Tem ainda apoiado e complementado, de uma forma sistemática, os projetos de Educação Alimentar em Ambiente Escolar.

Na sequência dos resultados obtidos, e cruzados com vários estudos científicos, entendeu-se que a melhoria dos resultados dos programas de intervenção na Educação Alimentar em Ambiente Escolar passa, também, pelo envolvimento de Pais e Encarregados de Educação.

A implementação da caderneta “Lanches…tu escolhes!” é um projeto-piloto cujos resultados sustentarão as novas estratégias.

Descarregue a caderneta aqui!

 

Pombal, 19 de outubro de 2020