Câmara apoia Misericórdia da Redinha na aquisição de terreno para futuro lar

A Câmara Municipal de Pombal deliberou apoiar financeiramente a Santa Casa da Misericórdia da Redinha, no valor de 98.504 euros, para a aquisição de um terreno destinado à construção de uma Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) e ali concentrar as suas valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Trata-se de um terreno com 7.036 m2 localizado a oeste do aglomerado urbano da Redinha, na proximidade a um conjunto de equipamentos já existentes, nomeadamente o Centro Escolar, o Pavilhão Desportivo, o Colégio Cidade Roda, entre outros.

O Executivo Municipal considera que o envelhecimento é o segundo eixo de intervenção prioritário definido no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Pombal, sendo objetivo de até 2021 apoiar medidas para o desenvolvimento ativo e saudável no concelho, garantindo os recursos e respostas necessárias à proteção da população sénior.

O mesmo Plano de Desenvolvimento considera que, relativamente às estruturas residenciais para idosos, existem listas de espera em praticamente todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A construção de uma Estrutura Residencial Para Idosos é uma pretensão da Misericórdia da Redinha que considera o apoio municipal agora aprovado uma “ajuda inestimável” e “mais um largo passo em prol da concretização deste objetivo que tem um impacto significativo na comunidade”. Para o efeito, a Instituição pretende apresentar uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), para obtenção de financiamento.