Acesso Rápido

Concurso de Ilustração – “Marquês de Pombal Vida e Obra”

Concurso de Ilustração – “Marquês de Pombal Vida e Obra”

Concurso de Ilustração

“Marquês de Pombal Vida e Obra”

Normas de Participação

 

O presente documento estabelece as normas a que obedece a participação no Concurso de Ilustração “Marquês de Pombal Vida e Obra”, numa iniciativa promovida pelo Município de Pombal através do Museu Marquês de Pombal.

 

Âmbito do Concurso

Sendo a ilustração uma arte de transmitir uma história, uma cena, uma paisagem ou um retrato, utilizando técnicas como desenho, pintura, impressão ou colagem, pretende-se cativar e envolver artisticamente as crianças e os jovens pombalenses nas comemorações dos 250 anos da concessão do título de Marquês de Pombal, a Sebastião José de Carvalho e Melo.

Homem controverso, ministro do rei D. José I, nascido em Lisboa, cujo tio, Paulo de Carvalho e Ataíde, lhe deixou em testamento os morgadios de Oeiras e de Pombal. Na história, fica a sua ação governativa e medidas protecionistas implementadas, o fomento da indústria e o impacto da reconstrução de Lisboa, após o grande terramoto de 1755. Em 1759 recebeu o título de 1º Conde de Oeiras e no dia 17/09/1770 o título de 1º Marquês de Pombal.

Considerando a sua ligação a Pombal, quer pela instalação da Real Fábrica de Chapéus Finos do Reino, na Quinta da Gramela, a primeira a nível nacional; quer pela ordenação da parte baixa da antiga vila, que se foi formando anarquicamente com o tempo, mandando construir a cadeia e o celeiro, hoje Praça Marquês de Pombal. Mas também pela existência, nesta cidade, do único museu monográfico dedicado ao estadista, lança-se um Concurso de Ilustração, associado ao tema e incentivando à imaginação e capacidade criativa dos jovens pombalenses.

Os jovens artistas são convidados a retratar o homem, momentos, ações, factos marcantes da vida e/ou obra do Marquês de Pombal, ficando ao critério de cada um o que representar. As composições visuais elaboradas, com mais ou menos elementos presentes na sua criação, podem ser produzidas com o recurso a técnicas de desenho e pintura, a preto e branco ou a cores, ou até através de colagem.

Deste trabalho criativo resultará a criação de uma exposição composta pelas obras premiadas. Com esta exposição pretende-se dar visibilidade aos melhores trabalhos, assim como divulgar a vida e obra do estadista, fomentando um maior envolvimento e sentido de pertença pela comunidade local. Aos visitantes fica o convite para conhecer um pouco mais a nossa história.

1. OBJETO E FINALIDADE

1.1. Este concurso criativo, subordinado ao tema “Marquês de Pombal Vida e Obra, tem como finalidade:

  1. Assinalar os 250 anos da atribuição do título de 1º Marquês de Pombal;
  2. Assinalar aspetos relevantes da vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo;
  3. Promover a criatividade das crianças e jovens do concelho de Pombal;
  4. Reunir um conjunto de propostas originais de ilustração subordinadas ao tema;
  5. Criação de exposição com os trabalhos premiados.

 

2. PARTICIPANTES

2.1. O concurso é aberto a todas as crianças e jovens a frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho de Pombal, sendo integrados na categoria correspondente ao nível de ensino em que se encontram.

2.2. Para o concurso são criados os seguintes escalões:

  1. 1ª Categoria – Alunos do 1º ciclo;
  2. 2ª Categoria – Alunos do 2º ciclo;
  3. 3ª Categoria – Alunos do 3º ciclo;
  4. 4ª Categoria – Alunos do ensino secundário/profissional

 

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. O concurso é individual e cada participante pode concorrer com um único trabalho.

3.2. Os trabalhos devem ser inéditos e originais, sendo excluídos trabalhos já publicados.

3.3. O processo criativo pode ser executado em contexto de sala de aula ou extra curricular.

3.4. A participação só é válida acompanhada de ficha de inscrição e memória descritiva, em anexo, devidamente preenchidas.

 

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

4.1. Os trabalhos têm de se subordinar ao tema geral “Marquês de Pombal Vida e Obra”.

4.2. Os participantes poderão utilizar qualquer técnica de desenho, pintura ou colagem, sendo livres de utilizar quaisquer materiais na elaboração dos trabalhos (lápis de grafite, lápis de cor, canetas de gel ou caligráficas, pastel seco e/ou pastel de óleo, aguarelas, tinta-da-china, guaches, etc.).

4.3. Apenas serão aceites trabalhos bidimensionais.

4.4. As ilustrações podem ser apresentadas em papel em formato A3 e A4, de gramagem/ textura adequada à técnica utilizada.

4.5. Cada trabalho deve ser identificado no verso com o nome do autor, o estabelecimento de ensino que frequenta, a identificação do ano e turma e o escalão no qual participa.

4.6. A ilustração deve ser acompanha de memória descritiva, onde conste técnicas e materiais utilizados e apresentando uma descrição do que se encontra representado.

4.7. Não serão admitidos trabalhos cujos conteúdos sejam considerados ofensivos ou desenquadrados dos princípios da boa conduta em sociedade.

 

5. APRESENTAÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS

5.1. Os trabalhos a concurso e respetivas fichas de inscrição e memória descritiva, deverão ser entregues até ao dia 30 de novembro de 2020, presencialmente no Museu de Arte Popular Portuguesa (Celeiro do Marquês), durante o horário de funcionamento, de terça a domingo, das 10h00-13h00 e das 14h00-18h00 ou remetidos, via CTT, com carimbo até à data indicada, para Município de Pombal – Museu Marquês de Pombal, Largo do Cardal, 3100-440 Pombal.

 

6. AVALIAÇÃO

6.1. A avaliação das propostas pelo júri será efetuada entre os dias 02 e 04 de dezembro de 2020.

6.2. Os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri constituído por um representante do Museu Municipal de Pombal, pela designer Cristina Sousa e pelo ilustrador Rui Pedro Lourenço.

6.3. A avaliação das propostas submetidas a concurso por cada autor obedecerá aos seguintes critérios: a) Adequação ao tema;

  1. Criatividade e originalidade;
  2. Qualidade técnica e artística da ilustração;
  3. Estética final.
    • As decisões do júri, tomadas por unanimidade ou maioria, são soberanas não havendo lugar a recurso.
    • O júri reserva-se no direito de não conceder qualquer prémio se a qualidade dos trabalhos não o justificar.

 

7. PRÉMIOS

7.1. Serão atribuídos prémios ao melhor trabalho de cada escalão.

7.2. Os prémios a atribuir são monetários, no valor de 50,00 €, para cada escalão.

7.3. A deliberação do júri, com indicação dos 4 premiados, será comunicada à Divisão Financeira deste Município para efeitos de processamento do seu pagamento.

7.4. O Júri poderá, se assim o entender, atribuir Menções Honrosas a projetos que, por unanimidade, sejam considerados merecedores dessa distinção.

7.5. Os trabalhos premiados serão expostos no âmbito das comemorações dos 250 anos da concessão do título de Marquês de Pombal.

7.6. Todos os participantes receberão um Diploma de Participação.

7.7. Os vencedores são divulgados e os prémios são entregues, na sessão de inauguração da exposição.

 

8. EXPOSIÇÃO

8.1. Todos os trabalhos serão divulgados e apresentados à comunidade no site e página do facebook do Município de Pombal.  

8.2. Os trabalhos premiados serão utilizados e reproduzidos para apresentação numa exposição coletiva.

8.3. A exposição será inaugurada a 12 de dezembro de 2020 e ficará exposta na cidade de Pombal, em local a designar, em função dos projetos recebidos.

 

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. A participação no concurso implica a plena aceitação dos termos do presente regulamento.

9.2. Os trabalhos que não estejam de acordo com as normas deste regulamento serão excluídos.

9.3. Todos os trabalhos concorrentes, incluindo os premiados, serão propriedade da Câmara Municipal de Pombal, a qual se reserva o direito de os publicar e/ou dar-lhes outros fins.

9.4. Todos os casos omissos ou que suscitem dúvidas neste regulamento são resolvidos pelo júri e organização do concurso.

9.5. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à organização por email, para museu@cmpombal.pt e serão respondidos pela mesma forma.

                

Ficha de inscrição



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X