Acesso Rápido

Webinar assinala 250 Anos da Concessão do Título de Marquês de Pombal

Webinar assinala 250 Anos da Concessão do Título de Marquês de Pombal

No âmbito das comemorações dos 250 Anos de Concessão do Título de Marquês de Pombal, o município está a realizar, através da sua Unidade de Turismo, um conjunto de atividades que se prolongarão pelos próximos meses.

“Pombal: um valido ou um ‘primeiro-ministro’?” será o tema do webinar que irá decorrer na próxima quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 18h30, a cargo de José Subtil, professor catedrático na Universidade Autónoma de Lisboa e membro da Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória. Para além de possibilitar participações presenciais, limitada e mediante inscrição prévia, o webinar será transmitido em streaming através do portal do Município.

No sábado, dia 19, a Igreja Matriz de Pombal acolhe às 21h30 o concerto “A Criação de Haydn”, pelo Quarteto Arabesco. O grupo propõe-se apresentar a obra “A Criação de Haydn”, numa versão da época para quarteto de cordas, interpretação historicamente informada em instrumentos de época, contando com a narração dos textos pelo ator André Gago. Trata-se de uma das mais aclamadas obras da história da música, composta no tempo do Marquês de Pombal.

Recorda-se que patente ao público na zona histórica da cidade encontra-se a exposição de Chapéus Pombalinos, que pretende evidenciar o impulso dado pelo Marquês de Pombal à indústria de chapelaria no concelho e evocar a produção da Real Fábrica de Chapéus da Gramela. Por outro lado, a iniciativa pretende embelezar e dinamizar o centro histórico, tornando-o mais atrativo. Procura igualmente potenciar o envolvimento da comunidade, em particular da comunidade educativa, lojistas da zona histórica, Associação de Artesãos de Pombal e amigos do Museu Marquês de Pombal, envolvendo-os na decoração das ruas e enchendo de arte, cor e cultura o centro urbano histórico da cidade, transformando-o numa galeria de arte.

Por sua vez, o Museu Marquês de Pombal acolhe a exposição “Coches Miniaturas. Modelismo de Coches”, de autoria de José Cardoso Brito. Trata-se de uma coleção de 12 miniaturas de coches, reais e pessoais, charretes e de trabalho, com uma qualidade artística e pormenores de execução ímpares, representando réplicas fidedignas dos seus originais.