Comissão Municipal de Proteção Civil preocupada com novos casos de Covid-19

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Pombal analisou a situação epidemiológica SARS-CoV-2 no concelho e manifestou a sua preocupação face ao crescente número de casos positivos verificados nos últimos dias.

Segundo informação prestada pela Autoridade de Saúde Pública, os novos casos de contaminação devem-se, essencialmente, ao regresso pós-férias bem como a uma maior mobilidade e contactos entre cidadãos. Focos de transmissão que são sinalizados, levando à realização de testes de diagnóstico, sendo este um instrumento essencial para evitar a propagação de casos.

Na mesma reunião, que decorreu na manhã desta quarta-feira, 9 de setembro, foi analisada a situação relativa ao arranque do próximo ano letivo, especialmente os procedimentos que estão a ser articulados entre o Município, a Autoridade de Saúde Pública, os Agrupamentos de Escolas e as Juntas de Freguesia.

A Comissão Municipal de Proteção Civil alerta para a necessidade de serem redobrados os cuidados e cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde, muito em especial por parte dos cidadãos mais jovens, reconhecendo que este período de regresso de pós-férias e às aulas, assim como uma maior utilização de transportes públicos, merece um redobrar de cuidados de segurança e prevenção. Um cuidado especial nesta época de vindimas, enaltecendo a necessidade de uso de máscara de proteção individual e de ser assegurado o respetivo distanciamento físico entre os participantes.

Relativamente à Situação de Alerta, declarada devido ao risco de incêndios rurais, reforça-se a necessidade de serem tomadas várias medidas preventivas, estando proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem; a proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração; a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão; a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais; e a proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Proteja-se a si e aos outros!

Pombal, 10 de setembro de 2020