Acesso Rápido

Município comparticipa totalidade do valor das refeições dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Município comparticipa totalidade do valor das refeições dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

O Município de Pombal vai comparticipar na totalidade o valor das refeições dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, independentemente da situação económica do agregado familiar, bem como às crianças do escalão 1 e 2 da educação pré-escolar. A medida, representa um esforço financeiro a rondar os 425 mil euros, mais 343 mil euros que o valor de apoios legalmente definidos pelo Ministério da Educação.

No âmbito da Ação Social Escolar, o Executivo Municipal aprovou ainda, na sua última reunião, suportar os custos inerentes com a aquisição das Fichas de Trabalho, bem como a atribuição de um valor de 20 euros, aos alunos beneficiários pelos escalões A e B, para aquisição de material escolar, igualando os auxílios económicos independentemente dos escalões em que os alunos se encontrem integrados.

Por outro lado, considerando que o ensino pré-escolar não se encontra contemplado no âmbito da Ação Social Escolar, e podendo esta situação criar desigualdade de tratamento e injustiça social, a Câmara Municipal deliberou dar continuidade, no ano letivo que agora se inicia, a medida de apoio que já tinha sido aprovada no passado mês de abril.

Ou seja, comparticipar a totalidade do valor das refeições a crianças do escalão 1 (Pré-Escolar) cujo rendimento per capita do respetivo agregado familiar seja igual ou inferior a 180€, ou no caso de crianças do escalão 2, o rendimento per capita do respetivo agregado familiar seja igual ou inferior a 200€.

Com esta decisão, o Município reconhece o esforço que as famílias economicamente mais carenciadas fazem para assegurar os direitos básicos das crianças, tendo em conta as consequências que a pandemia causou, refletindo-se num impacto direto nos rendimentos das famílias.

Para além da Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares, atribuição de Fichas de Trabalho e auxílio para material escolar, o Município assegura também os custos com o programa das Atividades de Enriquecimento Curricular, Atividades de Animação e Apoio à Família (Pré-Escolar), e Transportes Escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico, prevendo um montante global de encargos na área da Educação para o ano letivo 2020/21 superior a um milhão e 620 mil euros.