Secretário de Estado preside ao Dia da Educação em Pombal

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, vai presidir à sessão de abertura do Dia da Educação que decorrerá na próxima quarta-feira, 9 de setembro, às 14h30, no Teatro-Cine de Pombal, sob o tema Reinventar o Futuro.

O Dia da Educação, realizado anualmente no início de cada ano letivo pelo Município de Pombal, pretende proporcionar um momento de boas-vindas à comunidade educativa e refletir conjuntamente sobre temas educativos emergentes.

Num contexto de pandemia, com inúmeras limitações e preocupações, acreditamos que o Secretário de Estado Adjunto e da Educação partilhará com todos os participantes, estratégias de organização escolar e atividades que promovam o bem-estar socio emocional no regresso à escola e novas formas de aprendizagem, em tempo de mudança, num futuro incerto, mas onde o sentimento de esperança se deverá sobrepor a todos os receios.

“Experiências de parcerias para o sucesso e inclusão” será o tema a abordar por David Rodrigues (Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial) e Luísa Malhó (Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade – Alto Comissariado para as Migrações).

Por sua vez, António Moreira (Departamento de Educação e Ensino à Distância – Universidade Aberta) e Daniela Ferreira (grupo Ensino e Inovação Pedagógica – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), serão os oradores do painel alusivo à temática “Desafios do ensino à distância versus avaliação das aprendizagens”.

Destaca-se a realização, às 21h00, do Webinar PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, alusivo à temática “Os desafios do ingresso no 1º ciclo – Regresso às aulas e agora? Dúvidas, medos e ansiedades”.

Tendo em conta as normas e recomendações da Direção Geral da Saúde, o Dia da Educação contará presencialmente com um número limitado de participantes, realizando-se transmissão “streaming” através do sítio institucional do Município.

Pombal, 4 de setembro de 2020