Passeios pedestres dão a conhecer património natural e cultural

Dar a conhecer o património natural e cultural da região de uma forma mais próxima e sustentável, é um dos objetivos da Câmara Municipal de Pombal ao promover, mais uma vez, um ciclo de passeios pedestres. O projeto “Descubra o nosso concelho a caminhar” é promovido pela Unidade de Turismo e conta com a parceria da empresa de animação turística Culnatur.

No ano anterior foram realizadas cinco caminhadas, distribuídas pelos meses de maio a outubro, em que participaram um total de 126 caminhantes. Contudo, devido ao contexto atual de pandemia pelo SARS Covid-19, este ano serão realizadas três passeios, nos meses de setembro, outubro e novembro, cumprindo as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo cada uma das caminhadas limitadas a 19 participantes, mais o guia de percurso, cumprindo o limite máximo de 20 pessoas por grupo.

Os passeios pedestres agendados irão incidir na Grande Rota nº 26 (GR26), contribuindo para a sua notoriedade e serão do tipo circular com distâncias previstas compreendidas entre os 8 e os 12 kms.

A primeira caminhada – Castelo de Pombal – está calendarizada para 6 de setembro e terá um percurso com cerca de 8 kms. Com início no centro da cidade, o passeio irá percorrer o património da zona história e o Castelo, seguindo pela GR26 em direção à localidade da Cumieira, com os caminhos a fazerem lembrar a Serra da Sicó e a sua vegetação.

Já a 18 de outubro, o destino será a Serra de Sicó, num percurso com uma distância de 12 kms, percorrendo a aldeia do Vale e o caminho da GR26 até ao topo da Sicó. No regresso, haverá uma passagem pelo trilho do Piu Piu.

Por fim, a 15 de novembro será a vez de serem percorridos 9 kms na freguesia da Redinha, mais concretamente na aldeia de Poios. O percurso faz a subida desde a Redinha até à Dolina da Senhora da Estrela. Na volta, os participantes irão passar por trilhos do monte Alvito, com uma vista privilegiada para a histórica vila da Redinha.

As inscrições poderão ser efetuadas através do email turismo@cm-pombal.pt ou telefone 236210556.

De referir que o pedestrianismo, associado ao turismo de natureza e ao turismo cultural, constitui um vetor de promoção das valências turísticas de uma região, promovendo a interação e o envolvimento do visitante com o meio, tornando toda a experiência turística mais enriquecedora e gratificante.

Esta forma de turismo mais ativo e próximo da natureza e das pessoas tem vindo a aumentar o número de participantes, que procuram este tipo de atividades para conhecer e viver experiências nos locais que visitam. Esta prática desperta consciência e aproxima as pessoas dos valores naturais e culturais, sensibilizando-as para a valorização e preservação do património existente no concelho de Pombal.

Pombal, 13 de agosto de 2020