Rede ‘Pombus’ vai ter mais três linhas abrangendo toda a freguesia de Pombal

A rede de transportes públicos urbanos “Pombus” vai ser alargada a toda a Freguesia de Pombal, sendo criadas mais três linhas, abrangendo 220 paragens. A implementação dos novos circuitos está prevista para o próximo mês de setembro coincidindo com a abertura do novo ano letivo.

As novas rotas do “Pombus” resulta de um esforço que envolveu a equipa técnica da Bigadvantage e o seu coordenador principal, Prof. Dr. Eng. Nuno Biga, os serviços de mobilidade do município e particularmente o Chefe de Divisão de Gestão e Conservação de Edifícios e Equipamentos Municipais, os nossos motoristas de transportes de passageiros, o Pelouro de Transportes Urbanos, a cargo do Vereador Pedro Martins e a Junta de Freguesia de Pombal.

Todos trabalharam para assegurar como prometido a cobertura integral da Freguesia de Pombal e a disponibilização de uma rede moderna, fiável, de proximidade e totalmente adequada às necessidades dos cidadãos e dos territórios da freguesia onde o serviço inexistia ou era manifestamente insuficiente e funcionava de modo temporário e com frequência apenas adequada aos transportes escolares”, considera o Presidente da Câmara Municipal, Diogo Alves Mateus.

Para assegurar o funcionamento da rede, o município adquiriu cinco novos autocarros e contratou novos motoristas.

O alargamento do trajeto da rede de transportes urbanos implicou a ampliação em mais de 50% o número de paragens, passando de 142 para 220, percorrendo mais de 368Kms por dia para servir lugares tão distintos como a Aldeia dos Redondos, o Pinheirinho, Alto dos Crespos, Roussa, Valdeira, Vicentes, Cumieira, Pousios, Outeiro Galegas, Ranha de Baixo e as Águas Férreas, entre muitos outros.

O Município tem como previsão o transporte anual de mais de 250.000 passageiros na totalidade da rede “Pombus”.

Para Diogo Alves Mateus, será assegurada “uma rede que servirá não apenas alunos, mas cidadãos mais isolados, territórios mais desprotegidos, zonas menos povoadas” e garantida “mobilidade, acesso, serviços e igualdade para uma maior expressão dos nossos cidadãos”.

Pombal, 3 de agosto de 2020