Acesso Rápido

Cultura regressa à cidade com “O Palco é a Praça”

Cultura regressa à cidade com “O Palco é a Praça”

“O Palco é a Praça” é a designação do evento que irá fazer regressar a cultura à cidade durante os próximos meses de julho, agosto e setembro. Desta forma, o Município de Pombal pretende devolver à rua a animação, a arte e cultura ao espaço público, elegendo a Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico da cidade, como sala de espetáculos de verão.

Entendemos que é o primeiro passo, nesta fase de desconfinamento, para a reaproximação da cultura com o público e, em simultâneo, revitalizar um espaço nobre da zona histórica”, considera a Vereadora da Cultura, Ana Maria Cabral.

A programação cultural focou-se, essencialmente, na reprogramação dos espetáculos que integravam o Festival de Teatro de Pombal, previsto para o passado mês de março, numa parceria com o Teatro Amador de Pombal, e que foi adiado devido ao contexto de pandemia, juntando-se outras iniciativas no âmbito dos projetos “Pop Up Stand Up – Noites Primaveris de Comédia”, “Festival Sete Sóis Sete Luas” e “Manobras – Festival Internacional de Formas Animadas e Marionetas”.

O arranque acontecerá este sábado, 4 de julho, pelas 22h00, com o espetáculo “Iceberg”, a cargo da companhia Peripécia Teatro. Um espetáculo para maiores de três anos e de entrada gratuita (sujeita a reserva de bilhete).

Na semana seguinte, dia11, a “Princesa Ziah”, visitará o palco, às 18h00 e às 22h00, pela companhia Era uma vez… Teatro de Marionetas. Será para maiores de três anos e o bilhete terá um custo de um euro por pessoa. O espetáculo regressará no dia seguinte (domingo, dia 12) às 18h00.

Na quinta-feira, 16 de julho, será a vez de ser comemorado o 42º aniversário do Teatro Amador de Pombal (TAP). A partir das 22h00 haverá uma conversa/ conferência sobre a importância do teatro no espaço público, residências artísticas e intercâmbios entre companhias. Participarão Sérgio Fernandes (Teatro Só), Humberto Pinto (TAP) e Miguel Sopas (ator, encenador e antigo elemento do TAP).

Também no âmbito das comemorações do 42º aniversário do TAP, o Teatro Só levará à cena o espetáculo Sombras, para maiores de 12 anos e com entrada gratuita.

Por fim, no dia 25, o palco receberá “Crassh Babies – We Tum Tum”, pela Companhia Crassh”, um espetáculo dedicado às famílias (bebés e familiares). Terá um preço de um euro por pessoa. À noite, a animação estará a cargo de “Pop Up Stand Up”, com Rita Leitão, Miguel Neves e André Freitas. Uma noite de comédia para maiores de 16 anos e com um preço de três euros por pessoa.

Às quartas-feiras (dias 15, 22 e 29) haverá Encontros com Cinema, em parceria com o Cineclube de Pombal. Serão projetadas curtas-metragens, cinema alternativo e cinema português. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

Entretanto, a partir do dia 16 de julho, estará patente ao público uma exposição de “Chapéus Pombalinos”. Uma mostra coletiva dos trabalhos executados pelos estabelecimentos de ensino e ATL’s do concelho, comerciantes da zona histórica e Amigos do Museu Marquês de Pombal.

De acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), todos os espetadores terão de efetuar reserva/ aquisição de bilhetes para terem acesso ao recinto, que terá capacidade limitada. Para o efeito, poderão fazê-lo diretamente no Teatro-Cine de Pombal, que abrirá portas a partir de 1 de julho, exclusivamente para o efeito, às quartas, quintas e sextas-feiras (das 14h00 às 20h00) e aos sábados (das 14h00 às 16h00). Ou através de email (teatrocine@cm-pombal.pt), telefone (236210542) ou online (www.cm-pombal.pt). É obrigatório, também, o uso de máscara de proteção.

 

 

Pombal, 30 de junho de 2020



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X