Implementadas medidas de segurança e prevenção

A tradicional cerimónia do hastear das bandeiras na praia do Osso da Baleia, na freguesia de Carriço, irá decorrer na próxima quinta-feira, às 11h00, cinco dias depois da abertura oficial da época balnear naquela praia Dourada, única do concelho de Pombal.

Para além da Bandeira Azul, que será hasteada pelo 17º ano consecutivo, serão içadas a bandeira de Praia Acessível (atribuída pelo 16º ano) e de Praia com Qualidade de Ouro (há dez anos consecutivos). A par destes galardões que atestam a qualidade da praia, destaque para o facto de o Município de Pombal ter sido distinguido como “Município Mais Azul da Região Centro”, pelo segundo ano consecutivo, pelo desempenho de excelência nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul.

A este propósito, por ocasião da cerimónia do hastear das bandeiras, serão divulgados os trabalhos de mensagens de sensibilização ambiental elaboradas por crianças, alunos e população sénior do concelho com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de adotar boas práticas ambientais, de modo a contribuir ativamente para a preservação e melhoria do ambiente, com especial acuidade os ecossistemas marinhos. Nesta atividade participaram 22 entidades com 194 trabalhos, envolvendo 365 participantes.

As próximas atividades estão previstas para o período de 6 a 11 de julho (Semana Verde Sobre Azul) e 12 de julho (Há mar e mar há que desfrutar e preservar).

À semelhança de anos anteriores, a vigilância da praia será assegurada diariamente pela equipa de nadadores-salvadores contratados pelo município, tendo sido estabelecida, ainda, uma parceria com os Bombeiros Voluntários de Pombal para prestação de serviços de apoio sanitário e pré-hospitalar no Posto de Socorros existente, com uma equipa de dois socorristas em permanência auxiliados por uma ambulância de socorro. Estes operacionais apoiam, igualmente, o banho assistido a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

O Município de Pombal e a Junta de Freguesia do Carriço estabeleceram, igualmente, um protocolo para ocupação de tempos livres de jovens no âmbito da limpeza da praia.

Face ao atual contexto de pandemia Covid-19, foi necessário implementar um conjunto de medidas na praia do Osso da Baleia, que passa a ter uma ocupação máxima de 1920 veraneantes.

O reforço do número de sanitários públicos; a inexistência de zona de esplanada no Apoio de Praia; a criação de circuitos de circulação e de acesso à praia e aos diversos espaços e equipamentos; a colocação de sinalética e afixação de regras a cumprir na usufruição da praia; a elaboração de um plano de contingência que inclui uma zona de isolamento; o reforço do plano de higienização e limpeza dos diversos espaços e equipamentos; e o reforço do número de colaboradores afetos ao Apoio de Praia, foram algumas dessas medidas.

Foram ainda definidos deveres gerais para a utilização da praia como o cumprimento dos circuitos de circulação, de acordo com a sinalética existente; a deposição de resíduos nos locais adequados; o uso de máscara nos acessos (uso obrigatório nos espaços fechados); uso obrigatório de calçado nos acessos à praia, no apoio de praia, nos sanitários; a manutenção do distanciamento físico de 1,5m e evitar paragens nos acessos, e de 3m entre chapéus-de-sol de grupos diferentes, entre outros.

Por outro lado, no âmbito do projeto “Património Acessível – Cultural e Natural”, apoiado pelo Turismo de Portugal, foram instalados alguns equipamentos e infraestruturas na praia, com vista a torna-la mais acessível e inclusiva.

Destaque para a instalação no areal de passadeiras para potenciar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, bem como a disponibilização de canadianas, andarilhos e cadeiras anfíbias de acesso ao banho e a criação de uma zona reservada/ sombreamento; a instalação de placa identificativa e informativa da praia com descrições em braille; planta em relevo tátil dos acessos e dos serviços que permite ao público invisual e de visibilidade reduzida receberem a informação e usarem os serviços disponibilizados na praia; e a implementação do código de cores “ColorAdd” para daltónicos, que é utilizado em bandeiras de aviso ao banho e nos contentores para recolha seletiva de resíduos.

Estão assim asseguradas todas as condições para que esta época balnear decorra de forma tranquila, com segurança, alegria e boa disposição, salvaguardando os cuidados de saúde e de precaução que os utentes devem ter neste contexto atual de pandemia.

Pombal, 22 de junho de 2020