Voluntários realizam ação de limpeza na praia do Osso da Baleia

Mais de três dezenas de voluntários participaram, no passado dia 13 de junho, na praia do Osso da Baleia, na freguesia de Carriço, na iniciativa “Praia Limpa! Mais Segura!”, integrada no programa de atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2020.

A atividade, que se tem realizado anualmente, consistiu numa ação de limpeza do areal e zona envolvente da praia do Osso da Baleia, numa extensão de cerca de 2Km, com recolha seletiva de resíduos. Foi realizada, igualmente, uma sessão de informação sobre lixo marinho (principais itens de lixo marinho encontrados, incluindo os recentes equipamentos de proteção individual, principais origens/ fontes e consequências para a biodiversidade) e, sobre a biodiversidade observada no decorrer da ação de limpeza, através de conchas recolhidas, elementos naturais, espécies observadas, entre outros.

Os voluntários que participaram na iniciativa (do Agrupamento de Escuteiros do Carriço, do Agrupamento de Escuteiros de Albergaria dos Doze, técnicos da Câmara Municipal de Pombal e voluntários) recolheram um total de 2,32 toneladas de resíduos, o que representa um aumento de 1,44 toneladas em relação ao ano anterior.

De salientar que o contexto de pandemia Covid-19 em que vivemos condicionou um maior número de participantes, recordando que há um ano a mesma ação esteve a cargo de cerca de quatro centenas de voluntários de diversas instituições e agrupamentos de escuteiros do concelho.

A atividade “Praia Limpa! Mais Segura!” foi organizada pelo Município de Pombal, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros do Carriço e da Junta de Freguesia do Carriço.

Refira-se que no final do mês de maio, a Associação Brigada do Mar realizou a sua 9ª ação de limpeza das praias entre São Pedro de Moel e Figueira Foz, onde se inclui a praia do Osso da Baleia, onde foram recolhidos 1,7 toneladas de resíduos. A iniciativa contou com o apoio do Município de Pombal.

Pombal, 19 de junho de 2020