Câmara avança com rede pedonal e ciclável no centro urbano na cidade

A Câmara Municipal de Pombal vai avançar com um projeto de rede pedonal e ciclável no centro urbano da cidade, inserido no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade de Pombal.

O projeto assenta na estratégia do município quanto à política de redução das emissões de carbono, promovendo a utilização dos modos suaves e em especial o uso da bicicleta em detrimento do transporte motorizado. O desenvolvimento deste projeto-piloto visa testar a aposta nos modos suaves para a cidade de Pombal e funcionar como pontapé de saída e aferir resultados para, no futuro, se apostar de modo mais forte numa rede pedonal e ciclável mais extensa e com maior expressão.

Assim, é proposta a oferta de uma rede pedonal e ciclável apelativa, funcional e segura, que rápida e facilmente proporcione a sua deslocação aos principais pontos de interesse da cidade e, cumulativamente, livre de barreiras arquitetónicas que condicionem o movimento de peões e ciclistas.

A intervenção irá desenvolver-se no interior de uma área total de 18.430 m2, interligando os principais pontos de interesse e equipamentos no centro urbano da cidade, bem como ligando a rede ciclável já existente no corredor ribeirinho do Arunca, urbanização das Cegonhas e Avenida Europa (ex-EN237).

Por outro lado, a introdução de uma rede ciclável potenciou a reestruturação de alguns corredores, dando-lhes um perfil mais compatível com a sua função e resolvendo alguns problemas de funcionalidade e de circulação, bem como dando um caráter mais urbano aos mesmos com a introdução de alguns espaços verdes.

Entende-se que esta intervenção será uma mais-valia para a cidade de Pombal, integrando os modos suaves como opção válida e apelativa para os munícipes e representando um passo significativo em direção a uma mobilidade urbana de futuro.

Pombal, 18 de junho de 2020