Pombal apresenta boas práticas de mediação com a comunidade cigana

O Município de Pombal vai participar na conferência online “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal em Contexto Educativo com a Comunidade Cigana”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

A conferência “Estamos IN”, agendada para a próxima sexta-feira, 19 de junho, pelas 18 horas, insere-se no projeto das dez equipas multidisciplinares municipais do PIICIE da Região de Leiria, tendo como objetivo fomentar o diálogo intercultural, assente no reconhecimento e na valorização da diversidade, partilhando boas práticas de intervenção

A participação de Pombal será feita através das técnicas mediadoras Joana Mendes e Ana Lúcia Ferreira e dos facilitadores ciganos, contratados pelo município e pela Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom) no âmbito do projeto 3I’s – Intervir, Inovar, Incluir, para, nomeadamente, promover o combate ao insucesso escolar e abandono escolar precoce das crianças e jovens residentes nos bairros Margens do Arunca e São João de Deus.

A intervenção dos facilitadores tem permitido incentivar a assiduidade e comparência às aulas das crianças e jovens, sensibilizando as famílias para a importância do prosseguimento do percurso escolar, de forma mais adaptada ao projeto de vida de cada um. Proporcionando-se momentos de partilha e novas experiências que possibilitaram, gradualmente, o reforço da autoconfiança, autoestima e autoconceitos de envolvência, assim como a recetividade para novos conhecimentos, através da realização de variadas atividades.

O Município de Pombal participará, igualmente, nos webinários, no âmbito da Psicologia e Nutrição.

Serão realizados dois webinários sobre as temáticas da “Alimentação, economia e gestão familiar” e “Pequenos-almoços e lanches saudáveis para os mais pequenos”, com sessões nos dias 18 e 25 de junho, respetivamente, das 18 às 19h30, em formato streaming. A participação estará a cargo da Nutricionista do Município de Pombal, Juliana Silva.

“Os desafios do ingresso no 1º ciclo!” será o tema da sessão agendada para o mês de Setembro, que contará com as participações das técnicas Lúcia Quintela e Mariana Meia-Via, que focarão essencialmente a temática “dúvidas, medos e ansiedades”.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Pombal, 16 de junho de 2020