Obras superiores a um milhão de euros para requalificar rede viária

Garantir a segurança rodoviária é um dos principais objetivos da Câmara Municipal de Pombal ao lançar a concurso três empreitadas para a requalificação e beneficiação de diversos arruamentos em várias freguesias do concelho, representando um investimento superior a um milhão de euros.

Com um preço base de pouco mais de 410 mil euros, um dos concursos, aprovados na Reunião do Executivo realizada nesta sexta-feira, 5 de junho, refere-se à beneficiação da EM 532-2 (Barrocas – Carvalhais – -Roques – Boldrarias).

Trata-se de uma importante ligação das antigas freguesias de Santiago de Litém e Santiago de Litém à sede do concelho e que devido às obras de saneamento básico realizadas apresenta um estado de degradação avançado.

O projeto irá incidir no troço entre a localidade de Barrocas (Freguesia de Pombal) até à antiga passagem de nível de Vermoil.

Para além da repavimentação, a empreitada inclui outras intervenções como a drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical. Serão também intervencionados vários arruamentos, nomeadamente nas localidades de Casalinho, Carvalhais, Valdeira, Arneiro do Pisão e Pisão.

Uma segunda empreitada, com um valor base de cerca de 335 mil euros, irá intervir na Rua Principal, em Ranha de Baixo, na Freguesia de Pombal.

Esta requalificação surge no seguimento de uma outra empreitada de pavimentação em diversos arruamentos na mesma localidade de Ranha de Baixo, já em curso, no valor de cerca de 183 mil euros.

Obras de requalificação essenciais para melhorar a segurança rodoviária e que incluirá, para além da rede de águas pluviais, a execução de passeio pedonal numa das valetas e a construção de valeta espraiada na outra, desde o Itinerário Complementar 2 (IC2) e a Capela de Ranha de Baixo.

Por sua vez, será requalificada a EM-348-1 (Covão da Silva – Vérigo – Pousadas Vedras), nas Freguesias de Pombal e Pelariga, com vista a solucionar os grandes problemas ao nível da segurança rodoviária, com níveis de sinistralidade elevados. Está ainda prevista a repavimentação da Rua do Apeadeiro, em Venda da Cruz, uma via que se encontra em estado de degradação.

Pombal, 9 de junho de 2020