Câmara aprecia contributos dos cidadãos para requalificação de Jardim da Várzea

A Câmara Municipal de Pombal está a apreciar os contributos e propostas dos cidadãos para o projeto de Requalificação Urbana da Várzea, em particular, para a zona da Praça da República (Jardim da Várzea). No âmbito do convite que a autarquia dirigiu a todos os Pombalenses, foram recebidas 44 participações que estão a ser analisadas em articulação com o arquiteto autor do projeto, tendo já sido realizada uma reunião no passado dia 26 de maio.

Aquando do lançamento do convite público, o presidente da Câmara Municipal manifestou a disponibilidade para “ouvir os contributos dos cidadãos”, nomeadamente no equilíbrio entre espaço verde e pavimentado “desde que o valor global da empreitada não seja alterado” e “sem comprometer a adjudicação até final do ano”.

Diogo Alves Mateus agradece aos 44 cidadãos que remeteram as suas propostas e sugestões, para o endereço eletrónico varzea@cm-pombal.pt, reforçando que todas elas estão a ser apreciadas pelo projetista.

Refira-se que o projeto de Requalificação Urbana da Várzea, baseado do “Masterplan da Zona do Interface Intermodal de Transportes e Áreas Envolventes”, está inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a Cidade de Pombal, aprovado em 2018.

A empreitada, que abrange uma área total de 22.430 m2 numa zona estruturante da Cidade de Pombal, contempla, não só a reabilitação do Jardim da Várzea, mas também do Largo Salgueiro Maia e zona envolvente, como a Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Marechal António de Spínola, a Rua Alexandre Herculano, a Travessa 31 de Janeiro, a Rua Professor Alberto Martins de Oliveira e a Rua e a Travessa Cancela do Cais.

O respetivo Concurso Público, aprovado em Reunião do Executivo Municipal, e já publicado no Diário da República, prevê um preço base de 1.787.549,65€ (+IVA), estando garantido financiamento comunitário no montante 1.149.204,93€. O prazo de execução é de 540 dias.

Sublinhe-se que a abertura de procedimento concursal não impede a introdução de alterações ao projeto, sobretudo resultantes da apreciação dos contributos e sugestões apresentados pelos cidadãos, sendo a sua versão final apresentada publicamente.

Pombal, 4 de Junho de 2020