Município assegura refeições a bombeiros afetos ao DECIR

O Município de Pombal está a assegurar, uma vez mais, o fornecimento de refeições aos operacionais do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pombal afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A deliberação, aprovada pela Câmara Municipal na sua reunião de 22 de Maio, contempla o fornecimento de 1.200 refeições, confecionadas no Refeitório Municipal, durante o período em que estará ativo o DECIR, entre 15 de maio e 15 de outubro. Um dispositivo, em alerta 24 horas por dia, distribuído por Equipa de Combate a Incêndios Nascentes (ECIN), Equipa Logística de Apoio ao Combate (ELAC) e um operador de telecomunicações (OPTEL).

Este é um dos vários apoios que o Município atribui à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, reconhecendo o papel essencial que desempenha no sistema de proteção civil, não só no período crítico de incêndios, mas ao longo de todo o ano, na proteção de pessoas e bens.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pombal assume uma especial importância no POM – Plano Operacional Municipal, aprovado em Comissão de Defesa de Floresta Contra Incêndios, em 29 de abril de 2020. Documento que concretiza a organização do dipositivo municipal e que constitui um anexo ao Plano Municipal de Defesa de Florestas Contra Incêndios 2018 – 2027 aprovado em outubro de 2018.

Em 2020, para além da atribuição de um apoio à atividade, no valor total de 30 mil euros, a Câmara Municipal atribui à Instituição uma verba global também de 30 mil euros para minimizar as despesas com o corpo operacional. São atribuídos, ainda, apoios financeiros de 9.000 euros para comparticipar os encargos inerentes com o reforço de elementos e com o aumento de vencimentos, e de cerca de 27 mil euros para comparticipar os custos com Equipas de Intervenção Permanente.

O Município atribuiu, ainda, um subsídio de aproximadamente 28 mil euros, para intervenções de manutenção de infraestruturas no antigo quartel e nos quartéis das 3ª e 5ª Companhias.

À semelhança de anos anteriores, é assegurado, igualmente, o fornecimento de combustível até 60 mil litros, para abastecimento das viaturas operacionais.

Pombal, 2 de Junho de 2020