Município de Pombal distribui 285 tablets aos Agrupamentos de Escolas

O Município de Pombal distribuiu hoje aos Agrupamentos de Escolas do concelho 285 tablets, adquiridos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Este é um apoio adicional para colmatar as necessidades criadas no contexto da pandemia de COVID-19, com a adoção do ensino à distância. De recordar, que o Município de Pombal já tinha distribuído 100 computadores e 100 routers pelos alunos identificados pelos Agrupamentos.

Os tablets agora distribuídos têm carrinho para armazenamento e carregamento, bem como uma plataforma integradora (“Educa PPICIE Região de Leiria”), através da qual é possível a partilha de materiais pedagógicos.

Pretende-se assim promover a igualdade de oportunidade no acesso a conteúdos digitais, prevenir o abandono e absentismo escolar e promover o sucesso escolar.

No início do próximo ano letivo, a CIMRL tem previstas várias ações de capacitação de professores sobre as funcionalidades dos tablets e da plataforma, que serão importantes ferramentas pedagógicas.

A aquisição destes equipamentos, que na região totalizam os 1515, representou um investimento de 248 mil euros, financiados através do Fundo Social Europeu- no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

O Município de Pombal realça a capacidade de adaptação que os Agrupamentos de Escolas, os professores, os alunos e as famílias têm demonstrado neste contexto de pandemia, minimizando os seus impactos no processo educativo.

Pombal, 29 de maio de 2020