Município de Pombal apoia restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras, na freguesia de Abiul

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 22 de maio, atribuir um apoio à Junta de Freguesia de Abiul, no valor de 20.479,68€, para suportar o investimento com o restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras.

Em 2017, o Município tinha já apoiado a Junta de Freguesia para a aquisição de um dos moinhos, sendo que a Junta era proprietária de outro.

A Junta de Freguesia de Abiul apresentou, posteriormente, candidatura à Operação “Renovação de Aldeias”, junto da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento. A candidatura foi aprovada, tendo obtido apoio no valor de 67.980,50€. O apoio agora atribuído pelo Município de Pombal suporta o diferencial entre o valor do apoio atribuído e o valor dos trabalhos de restauro.

Os Moinhos de Vento das Corujeiras estão referenciados no Plano Diretor Municipal como património arquitetónico de interesse para o Município.

Este restauro é um investimento importante para a preservação das tradições e do património cultural do Município e, em particular, da freguesia de Abiul.

Pombal, 25 de maio de 2020