Acesso Rápido

Município de Pombal apoia restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras, na freguesia de Abiul

Município de Pombal apoia restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras, na freguesia de Abiul

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 22 de maio, atribuir um apoio à Junta de Freguesia de Abiul, no valor de 20.479,68€, para suportar o investimento com o restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras.

 

Em 2017, o Município tinha já apoiado a Junta de Freguesia para a aquisição de um dos moinhos, sendo que a Junta era proprietária de outro.

 

A Junta de Freguesia de Abiul apresentou, posteriormente, candidatura à Operação “Renovação de Aldeias”, junto da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento. A candidatura foi aprovada, tendo obtido apoio no valor de 67.980,50€. O apoio agora atribuído pelo Município de Pombal suporta o diferencial entre o valor do apoio atribuído e o valor dos trabalhos de restauro.

 

Os Moinhos de Vento das Corujeiras estão referenciados no Plano Diretor Municipal como património arquitetónico de interesse para o Município.

Este restauro é um investimento importante para a preservação das tradições e do património cultural do Município e, em particular, da freguesia de Abiul.

 

 

Pombal, 25 de maio de 2020