Acesso Rápido

Praia do Osso da Baleia distinguida com Bandeira Azul pelo 17º ano consecutivo

Praia do Osso da Baleia distinguida com Bandeira Azul pelo 17º ano consecutivo

A Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, vai ostentar, na próxima época balnear e pelo 17º ano consecutivo, a Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável que caracteriza esta praia.

 

A Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que atribui esta distinção em Portugal, após a avaliação de uma série de critérios, que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, serviços e a segurança, adotou na edição deste ano o tema “De Volta ao Mar com a Atitude de Mudar”.

Este mote, escolhido a pensar na mudança dos comportamentos sociais associados à prevenção da propagação do SARS-nCov-2, tem também um importante simbolismo na mudança dos comportamentos ambientais e na preservação do património natural.

 

A Praia do Osso da Baleia é também, desde 1998, classificada como Praia Dourada, como reconhecimento dos seus valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação.

Desde 2011, a Praia do Osso da Baleia é distinguida pela Quercus como “Praia com Qualidade de Ouro”, galardão que distingue a qualidade das águas balneares.

 

Além da preservação ambiental, o Município tem também apostado na acessibilidade da Praia do Osso da Baleia, que tem vindo a ser, desde 2005, galardoada como a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, por assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

 

O Município de Pombal convida todos a visitar a Praia do Osso da Baleia nesta época balnear, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde e da Agência Portuguesa do Ambiente, para proteção da praia e daqueles que a frequentam.

 

Pombal, 21 de maio de 2020