Projeto de Defesa contra Cheias em Pombal com parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Centro

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) emitiu Parecer favorável, no âmbito do Pedido de Autorização de Trabalhos Arqueológicos para acompanhamento arqueológico relativo ao Estudo de Impacte Ambiental do Projeto Contra Cheias de Pombal.

Este é um projeto promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com o Município de Pombal, para resolver o problema das cheias na cidade de Pombal, resultante da existência de linhas de água que confluem no centro do aglomerado urbano e que, no passado, provocou prejuízos significativos na cidade.

O quadro de alterações climáticas a que se tem assistido, torna ainda mais prioritário encontrar estratégias que permitam mitigar os efeitos da ocorrência de fenómenos atmosféricos extremos. É nesse contexto que o Município de Pombal promove este projeto, que prevê uma “Bacia de Amortecimento” e uma componente de regularização dos caudais das linhas de água.

Em virtude das intervenções significativas no solo e no subsolo que este projeto acarreta, torna-se indispensável a tomada de medidas para preservação do património histórico, arqueológico, arquitetónico e etnográfico. O Parecer agora emitido pela DRCC refere-se aos trabalhos de acompanhamento arqueológico previstos para a execução dos trabalhos e representa um passo importante para a concretização do projeto.

Além das medidas preventivas das alterações climáticas que o Município tem vindo a adotar, como a renovação das frotas dos vários serviços com veículos menos poluidores e da implementação de medidas de eficiência energética nos edifícios, o Município aposta também na mitigação das consequências globais das alterações climáticas, quer na prevenção de cheias, quer na defesa da floresta contra incêndios, bem como no aumento da eficiência hídrica, entre outros.

Pombal, 5 de maio de 2020