Município de Pombal adjudica construção de condutas e Estação Elevatória de Alhais

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 24, adjudicar a execução das condutas e Estação Elevatória de Alhais, num investimento de 642.839,25€.

A obra, cujo procedimento tinha tido início por deliberação da Câmara de 31 de janeiro, permitirá viabilizar o encaminhamento das águas residuais recolhidas em toda a rede construída em Alhais, Claras, Silveirinha Pequena, Silveirinha Grande, Vieirinhos e Fontinha até à rede de drenagem da Marinha das Ondas e, daí, para a Estação Elevatória de Sampaio (concelho da Figueira da Foz). O tratamento será posteriormente realizado na ETAR da Figueira da Foz, ao abrigo do protocolo estabelecido entre as duas autarquias.

O sistema de bombagem utilizado é inovador, apresentando uma solução inodora e na qual o caudal aflui de forma contínua, evitando picos de funcionamento.

Esta obra permite a drenagem das águas provenientes da rede de saneamento, cuja construção se encontra em conclusão, e que servirá mais de 3.000 pessoas, através dos 1.176 ramais, ao longo de 42km. A construção desta rede tinha representado um investimento de 2.748.580€, de um total de mais de 15 milhões de euros de obras de saneamento lançadas ao longo dos últimos meses ou a lançar a breve trecho.

Pombal, 7 de maio de 2020