COVID-19: Reavaliação das medidas de contingência

No seguimento da declaração da situação de Calamidade, decretada por via da Resolução do Conselho de Ministros n.º33-A/2020, no dia 30 de abril de 2020, e considerando a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, o Município de Pombal reavaliou as medidas de contingência a adotar nos espaços e serviços municipais.

Neste sentido, o atendimento presencial nos serviços municipais, quando indispensável, será realizado por marcação prévia e com uso obrigatório de máscara.

Os cemitérios municipais mantêm-se encerrados, estando o acesso sujeito a contacto prévio.

Os funerais têm um limite de presença de 10 pessoas, não podendo esse limite colocar em causa o acesso de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins.

A Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal, o Museu Marquês de Pombal, o Museu de Arte Popular Portuguesa e o Castelo de Pombal têm abertura ao público prevista para 18 de maio, com regras de acesso a anunciar.

Esta calendarização está sujeita a monitorização quinzenal, consoante a evolução da situação a nível local e nacional.

O Município de Pombal apela aos pombalenses que sigam as orientações das autoridades nesta fase de desconfinamento, essencial para que a normalidade possa ser gradualmente retomada, sem retrocessos em termos do controlo do contágio.

Neste sentido, o Município reforça sobretudo a importância do uso de máscara em espaços fechados (como transportes públicos, estabelecimentos comerciais ou serviços públicos), do confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, do dever cívico de recolhimento domiciliário, do distanciamento social e do cumprimento das regras de etiqueta respiratória.

Até este momento, a responsabilidade individual e o civismo dos pombalenses têm permitido impedir as cadeias de transmissão comunitária do vírus no concelho. Será a continuação da adoção destes comportamentos que permitirá que vençamos, juntos, esta pandemia.

Pombal, 5 de maio de 2020