Município de Pombal ativa 2ª desinfeção do Lar da Cumieira para acolher utentes não-infetados

O Município de Pombal ativou, junto do Grupo Proteção Intervenção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, a segunda desinfeção para a Estrutura Residencial para Idosos da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, que decorreu na passada quinta-feira.

A decisão surgiu após os testes terem indicado que apenas 4 dos utentes da instituição se mantêm infetados, havendo condições para acolher todos os utentes não-infetados e garantir o isolamento dos casos positivos.

Os utentes não-infetados, até agora alojados na Residência de Estudantes cedida pelo Município, regressam assim à instituição.

O Município de Pombal continua a acompanhar a evolução da situação nas instituições de apoio a idosos do concelho, iniciando-se esta semana o rastreio aos colaboradores das IPSS, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria o Instituto da Segurança Social.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Pombal aprovou já o Plano Especial de Emergência e Resposta para os lares de idosos do concelho que define os Equipamentos de Apoio ao Confinamento de idosos infetados ou não-infetados com COVID-19. Estão já preparados para receber os utentes os equipamentos a funcionar nas instalações do Centro Social do Carriço, Centro Social e Paroquial “Maris Stella” e Filarmónica Artística Pombalense, para ativação em caso de necessidade de isolamento de utentes de todas as instituições, públicas e privadas, de apoio a idosos, de todo o concelho.

O Município agradece a colaboração das várias instituições e o empenho dos colaboradores municipais, que têm permitido a implementação deste Plano.

Pombal, 4 de maio de 2020