Câmara aprova localização do sexto investimento privado de energia renovável no concelho

A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 24, dar parecer favorável à localização de um novo Parque Eólico próximo de Albergaria dos Doze.

O Parque Eólico “Calafate” tem uma potência total prevista de 48MW, resultantes de 12 aerogeradores e armazenados numa subestação a criar no interior. O projeto encontra-se dividido entre os concelhos de Pombal e Ourém.

A emissão de Parecer de localização é um dos passos de licenciamento da produção energética que a empresa terá de cumprir junto da Direção Geral de Energia e Geologia.

Este é o 6º projeto de investimento privado na produção de energia elétrica com recurso a fontes de energia renováveis.

Já este mês, a Câmara Municipal tinha emitido parecer favorável à localização de dois novos Parques Solares Fotovoltaicos, a instalar nas freguesias de Carriço e Louriçal.

O parecer para este novo Parque Eólico junta-se ao parecer favorável à instalação de um parque eólico na zona de Abiul, Vila Cã e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, aprovado em fevereiro último.

No último ano, a Câmara Municipal tinha já emitido parecer favorável a um pedido de informação prévia para instalação de um parque fotovoltaico nos Alhais, com uma potência de 21,22MWp e com investimento previsto de 15 milhões de euros, e reconhecido o interesse público de um outro junto Parque Industrial Manuel da Mota, com uma potência de 23,496MWp e com um investimento previsto de 14 milhões de euros.

A instalação destes parques, a concretizar-se, contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Pombal, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável.

Estes investimentos têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho.

Pombal, 27 de abril de 2020