Câmara de Pombal convida cidadãos a dar contributos para projeto de Requalificação da Várzea

A Câmara Municipal de Pombal convida os pombalenses a enviar os seus contributos e proposta para o projeto de Requalificação Urbana da Várzea, em particular, para a zona do Jardim da Várzea.

No decorrer da reunião de Câmara do passado dia 24, na qual foi aprovada a abertura do concurso para a empreitada, o Presidente da Câmara Municipal manifestou a disponibilidade para “ouvir os contributos dos cidadãos”, nomeadamente no equilíbrio entre espaço verde e pavimentado “desde que o valor global da empreitada não seja alterado” e “sem comprometer a adjudicação até ao final do ano”.

Os contributos podem ser enviados para varzea@cm-pombal.pt.

A obra representa um investimento com preço base de 1.787.549,65€+IVA, cujo financiamento comunitário previsto é de 1.149.204,93€.

A Várzea localiza-se numa zona estruturante da cidade de Pombal, confinante com rede viária principal de acesso ao centro da cidade e estação de caminhos-de-ferro.

A intervenção, com prazo de execução de 540 dias, advém do Masterplan da Zona do Interface Intermodal de Transportes e Áreas Envolventes, no qual se incluem também a Requalificação do Jardim do Cardal e da Avenida Heróis do Ultramar, intervenções no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade de Pombal.

Numa área total de 22.430,00 m2, a obra contempla a renovação do Jardim da Várzea, um novo sistema de drenagem de águas residuais, rede de abastecimento de água, infraestruturas elétricas e de telecomunicações, execução de passeios e repavimentação de todos os arruamentos.

No Jardim da Várzea, prevê-se a manutenção da fonte central e acessibilidade total em todos os quadrantes.

O quadrante que confina com a Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto será dotado de um generoso passeio dotado de árvores e de um acesso por escadas.

Para o Jardim está previsto um pavimento misto em calçada portuguesa e um pavimento ecológico drenante, bem como zonas ajardinadas. Estão previstos bancos com canteiros para flores e zonas arborizadas para os transeuntes que aí pretendam pausar.

A intervenção, que prevê a aplicação de materiais que remetam para as características originais dos arruamentos, contempla ainda a Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Marechal António de Spínola, a Rua Alexandre Herculano, o Largo da Estação, a Travessa 31 de Janeiro, a Rua Professor Alberto Martins de Oliveira e a Rua e a Travessa Cancela do Cais.

Pombal, 25 de abril de 2020

.