Câmara de Pombal investe 785 mil euros na eficiência do sistema de abastecimento de água

A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 9, adjudicar duas obras para melhoria da eficiência do sistema público de abastecimento de água, no valor total de 785.123,10€.

O procedimento para aquisição, instalação e beneficiação de equipamentos para melhoria da eficiência hídrica e energética, tem como objetivo dotar o sistema de abastecimento do concelho de Pombal com equipamentos que vão permitir a identificação e o controlo de perdas de água e representará um investimento de 494.435,60€.

Já o procedimento para reparação de roturas, aplicação e substituição de válvulas de seccionamento e execução de ramais e de pequenas ampliações da rede de abastecimento público de água, constituirá um reforço da capacidade interna de intervenção por administração direta, ao nível da manutenção e exploração do sistema público de abastecimento e foi adjudicado por 290.687,50€.

O Município de Pombal tem vindo a investir na melhoria do sistema, com vista ao aumento da eficiência hídrica e energética perspetivando-se, após implementação do sistema, uma redução de cerca de 10% nas perdas de água face às verificada nos últimos anos.

Este investimento contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que preveem “Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência no uso da água” e para a estratégia de otimização da utilização dos recursos hídricos que o Município de Pombal se encontra a desenvolver.

Pombal, 21 de abril de 2020