Equipa do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar de Pombal apoia alunos no ensino à distância

Nesta fase em que os alunos se encontram em ensino à distância, as técnicas do Município de Pombal afetas ao Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar (PMPSE) e ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), mantêm o acompanhamento, por telefone, Skype e e-mail, procurando não quebrar o elo de ligação já criado com crianças, encarregados de educação e docentes.

A equipa, composta por 5 mediadoras, 1 psicóloga, 2 terapeutas da fala, 1 psicomotricista e 2 técnicas com formação adicional em educação inclusiva, adaptou a intervenção à situação de exceção que se vive, focando-se nas dificuldades provocadas pelo ensino à distância e pelos impactos psicossociais do confinamento na criança e na família.

Identificadas as necessidades, as técnicas intervêm em articulação com os encarregados de educação e os docentes, no sentido de manter a normalidade do processo de aprendizagem e minimizar os impactos do confinamento.

O PMPSE e o PIICIE são pilares fundamentais da política educativa do Município de Pombal, de caráter inovador e visando diminuir as assimetrias entre alunos decorrentes dos contextos familiares em que se inserem.

Esta intervenção exige uma constante adaptação à realidade dos alunos e das famílias, como acontece nesta fase.

Também os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Pombal adaptaram a sua intervenção a esta fase, produzindo conteúdos multimédia que são disponibilizados online, mantendo uma oferta diversificada na promoção do livro e da leitura.

Pombal, 20 de abril de 2020