Comissão Municipal de Proteção Civil aprova Plano Especial de Emergência e Resposta para lares de idosos

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Pombal aprovou, no passado dia 17, o Plano Especial de Emergência e Resposta para os lares de idosos do concelho.

O plano define os 4 espaços para confinamento de idosos infetados ou não-infetados com COVID-19, bem como um equipamento para alojamento de pessoal operacional.

Além de identificar os espaços, o Plano prevê a entidade gestora de cada um deles, que será responsável por assegurar recursos humanos (assistentes operacionais), confeção e fornecimento de alimentação, higiene e limpeza de espaços e serviço de lavandaria.

Serão responsáveis pela gestão destes equipamentos:

• Centro Social do Carriço (a funcionar nas próprias instalações)
  • Centro Social Paroquial da Ilha (equipamento a funcionar no Centro Social e Paroquial “Maris Stella”)
  • Centro Social do São Pedro (equipamento a funcionar nas instalações da Creche “O Pedrinho”)
  • Santa Casa da Misericórdia de Pombal (equipamento a funcionar nas instalações da Filarmónica Artística Pombalense)

O Centro Social de Almagreira será responsável pela gestão do equipamento a funcionar no Salão Polivalente de Almagreira, para alojamento de pessoal operacional.

Todos estes equipamentos foram já vistoriados pela Segurança Social, Proteção Civil e Autoridade de Saúde Municipal, bem como as instalações da APRAP que, em caso de necessidade, serão utilizadas para confinamento de utentes e geridas pela Santa Casa da Misericórdia de Pombal.

Estes locais de retaguarda asseguram camas, num rácio de mais de 10% da capacidade instalada no concelho, com cerca de 1100 utentes, nas 24 IPSS e 13 lares privados existentes.

O Município mobilizou já os equipamentos necessários para garantir o funcionamento destes espaços, garantindo o conforto e a dignidade dos cuidados, numa opção que privilegia a proximidade e a privacidade, em detrimento de pavilhões desportivos ou outras opções menos personalizadas.

O Município tem já alojados, na Residência de Estudantes, utentes do lar da Cumieira, desde o dia 3 de abril.

Pombal, 20 de abril de 2020