Acesso Rápido

Projeto para integração da comunidade cigana de Pombal aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações

Projeto para integração da comunidade cigana de Pombal aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações

O projeto 3i’s – Intervir, Inovar e Incluir, promovido pela ADILPOM em parceria com o Município de Pombal, teve o seu financiamento aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações.

 

Este projeto, que envolve também os Agrupamentos de Escolas, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e facilitadores da comunidade cigana, tem vindo a ser implementado nos últimos anos, com impacto em áreas como a gestão da habitação social, a educação, a saúde e a ação social.

 

O financiamento agora aprovado destina-se a apoiar o funcionamento do projeto até 31 de agosto de 2021, comparticipando com 25.000€ do orçamento total de 27.460,51€.

 

O 3i’s é um projeto cuja estratégia passa pela inclusão social da comunidade cigana. Desta forma, o projeto incide especialmente na promoção da escolarização e participação cívica dos membros da comunidade cigana através da promoção de oportunidades que reforcem as capacidades e os interesses de cada um.

 

Com o objetivo de combater os elevados índices de absentismo e abandono escolar, estão já envolvidos 4 facilitadores da comunidade cigana, 2 homens e 2 mulheres, numa perspetiva que visa também a promoção da igualdade de género.

 

Outro dos objetivos do projeto é a inclusão socioprofissional da comunidade cigana, através de apoio psicossocial e apoio à redefinição de percursos de vida.

 

A promoção de uma cidadania ativa e de não discriminação é outro dos objetivos estratégicos do projeto, cuja prossecução se procura conseguir através da promoção da participação cívica, política e cultural e de voluntariado de pessoas ciganas. Essa promoção começa na definição das atividades a desenvolver no âmbito do próprio projeto.

 

Ao longo dos anos, este projeto tem dado frutos na integração da comunidade cigana e na dinamização de várias atividades de abertura à comunidade não cigana.

Estes resultados advêm de uma intervenção multifatorial, através do envolvimento dos Agrupamentos de Escolas, do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, do Projeto Ténis Solidário, entre outros.

 

 

Pombal, 16 de abril de 2020