Município de Pombal adquire equipamentos para permitir ensino à distância a alunos desfavorecidos

A Unidade de Projetos Educativos do Município de Pombal efetuou, junto dos Agrupamentos de Escolas do concelho, um levantamento das necessidades de equipamentos informáticos (computadores e acesso à internet) para que todos os alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam escolas do concelho tenham possibilidade de aceder ao ensino à distância.

A realização do levantamento foi aprovada na Reunião de Câmara Extraordinária realizada a 20 de março, constituindo uma das 7 medidas extraordinárias para ajudar as famílias e as empresas e para mitigar os impactos da pandemia.

No seguimento do levantamento, o Município adquiriu 100 computadores portáteis e 100 routers de acesso à internet banda larga (que representam um investimento municipal de 24.000€+IVA), que serão distribuídos de acordo com os seguintes critérios:

1. Apoiar prioritariamente os alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar;
  2. Dar prioridade aos alunos que frequentem anos em que se realizam provas e exames nacionais (5º, 8º, 9º, 11º e 12º anos de escolaridade);
  3. De entre estes, priorizar os alunos que cumpram cumulativamente os dois primeiros critérios e pertençam a famílias numerosas.

Pretende-se assim dotar os alunos em situação de maior vulnerabilidade social e de exclusão digital de modo a permitir a implementação de metodologias de ensino à distância e promover a continuidade das aprendizagens, prevenindo o insucesso escolar que poderia ser provocado por interrupção do acompanhamento dos alunos em maior risco.

Este trabalho foi realizado com a indispensável colaboração dos Agrupamentos de Escolas, a quem agradecemos o empenho, permitindo que, a nível municipal, se tenha intervindo rapidamente, numa fase de incerteza a nível nacional e salvaguardando o superior interesse dos alunos.

Pombal, 7 de abril de 2020