Contrato de aquisição de autocarros para a rede Pombus obtém visto do Tribunal de Contas

O contrato de aquisição de 5 miniautocarros para reforço da rede de transportes urbanos da cidade de Pombal (Pombus) foi visado pelo Tribunal de Contas, no âmbito do Processo de Fiscalização Prévia.

A necessidade da aquisição dos miniautocarros surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante o ano de 2019.

Este investimento visa promover a utilização do transporte público, alargando a rede na freguesia de Pombal, abrangendo mais lugares e população e melhorando a sua capacidade de resposta e adaptação às necessidades das pessoas.

A rede Pombus tem atualmente 4 linhas, cujo serviço é assegurado por 5 miniautocarros.

O estudo de viabilidade do alargamento da rede envolveu a comunidade com a realização de 3900 inquéritos (comunidade escolar, utilizadores, potenciais utilizadores, entre outros) e a 4 oficinas colaborativas (onde participaram cerca de 66 cidadãos de diferentes idades, profissões e zonas da freguesia de Pombal).

A extensão e otimização da rede de transporte público urbano (Pombus) integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Pombal e, paralelamente com a criação de bolsas de estacionamento periférico, visa privilegiar a opção pelo transporte coletivo em detrimento do transporte individual.

Do PEDU de Pombal fazem também parte a criação de uma rede pedonal e ciclável de excelência e a implementação de um sistema de bicicletas de uso partilhado (bikesharing), consolidando uma estratégia integrada de mobilidade urbana.

Pombal, 31 de março de 2020