Município de Pombal apela ao voluntariado para as IPSS e lares

O Município de Pombal, em parceria com as Juntas de Freguesia, Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesia, Unidades Locais de Proteção Civil, bancos de voluntariado e diversas instituições, encontra-se a constituir uma bolsa de voluntários para apoiar as IPSS e os lares afetados pela pandemia de COVID-19.

Acompanhando atentamente a situação no concelho, e em particular o impacto nas IPSS com apoio a idosos, o Município de Pombal está consciente das necessidades que se sentem ou poderão vir a sentir para reforço das equipas.

É nesse sentido que o Município apela aos pombalenses que nesta fase difícil para toda a comunidade possam manifestar a sua solidariedade, aderindo a esta bolsa de voluntários, que ficará em prontidão para dar resposta às necessidades identificadas.

As necessidades mais prementes de voluntariado são para os Serviços de Apoio Domiciliário, designadamente:

• Prestação de Cuidados de Higiene Pessoal;
  • Administração de Alimentação;
  • Limpeza de instalações;
  • Apoio a acamados.

O Município manter-se-á atento à evolução das necessidades, sendo qualquer alteração oportunamente comunicada.

O Município de Pombal garantirá a articulação entre as disponibilidades de apoio e as necessidades, solicitando, para tal, que as inscrições de voluntários contemplem informações como disponibilidade horária, geográfica e área de especialidade/preferência. O exercício de funções de voluntariado neste âmbito tem inerente a cobertura por seguro da Câmara Municipal e a disponibilização da formação essencial.

O Município agradece a todos os que, voluntariamente ou no desempenho das suas atividades profissionais, têm garantido a operacionalidade das instituições e o apoio a todos os que dele precisam.

As inscrições nesta bolsa de voluntários devem ser feitas pelo e-mail andreia.marques@cm-pombal.pt ou pelo telefone 236 210 520 (nos dias úteis, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30).

Pombal, 28 de março de 2020