Município de Pombal ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) de Pombal

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal ativou hoje, a partir das 12 horas, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Pombal.

A ativação do PMEPC visa garantir que as entidades e instituições que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil acionam, a nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das ações de proteção civil, reforçando a resposta à pandemia no concelho.

Permite também o acionamento dos meios, públicos e privados, necessários para responder às necessidades.

O Município apela à população que cumpra escrupulosamente com o definido no Estado de Emergência e cumpra com as medidas de autoproteção difundidas pela DGS e que acompanhe os Avisos à População nos órgãos de comunicação locais e no site do Município.

Considerando a situação de emergência e os seus impactos sanitários, sociais, económicos e operacionais, e não obstante a articulação permanente que tem existido com todos os membros do Executivo Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Pombal convocou Reunião Extraordinária da Câmara Municipal, a realizar amanhã (20 de março), pelas 17 horas.

No briefing diário de acompanhamento da evolução local, regional e nacional da pandemia COVID-19 ficou também definido o ajustamento dos horários da rede de transportes urbanos de passageiros (PomBus), sendo os autocarros desinfetados a cada 20 minutos.

Recorde-se que foram hoje encerrados todos os serviços presenciais de atendimento ao público do Município e que os cemitérios de gestão municipal estão encerrados, exceto para a realização de cerimónias fúnebres.

O Mercado Municipal, como posto de abastecimento público essencial de bens alimentares, mantém o seu funcionamento, encerrando às 14 horas.

Nos briefings diários, o Município acompanha a evolução da situação dos postos de abastecimento essenciais em todo o concelho.

O Município de Pombal apela aos postos de abastecimento públicos de todo o concelho que mantenham o seu funcionamento e o apoio à população.

O Município de Pombal apela a todos os pombalenses que se mantenham em casa e evitem contactos sociais desnecessários. O Município alerta ainda para a existência de burlas levadas a cabo por pessoas que se apresentam alegando estar a realizar testes domiciliários ao vírus, pelo que os pombalenses não devem abrir a porta.

Pombal, 19 de março de 2020