Câmara de Pombal apoia candidaturas ao Eco-Freguesias

À semelhança do ano anterior, a Câmara Municipal de Pombal deliberou atribuir um apoio às juntas de freguesia que se candidataram ao projeto Eco-Freguesias, comparticipando com 90% dos custos de inscrição naquele programa.

Em 2019, tinham apresentado candidatura 11 freguesias, tendo 7 delas sido galardoadas como Eco-Freguesias. Neste ano, 12 Juntas de Freguesia apresentaram candidatura a este galardão que avalia e reconhece o trabalho realizado pelas autarquias locais em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios, na vertente ambiental, económica e sociocultural.

O Município de Pombal ostenta há 14 anos a Bandeira Verde Eco-XXI, sujeitando-se anualmente a uma rigorosa avaliação externa, sendo a sua candidatura avaliada por várias entidades, que analisam o cumprimento de 21 indicadores diferentes.

Entendendo que a sensibilização ambiental deve envolver toda a comunidade, o Município tem incentivado a implementação do programa Eco-Escolas, sendo atualmente o concelho do distrito com mais escolas distinguidas.

Desde o ano passado, foi também lançado às freguesias para aderirem ao Galardão Eco-Freguesias, tendo o Município manifestado desde a primeira hora o compromisso de apoiar as autarquias locais na concretização deste objetivo.

Tendo obtido resultados extremamente positivos em 2019, é com satisfação que o Município vê este projeto a alargar-se a mais freguesias, que assim assumem o compromisso de ter a sustentabilidade ambiental como guia na definição e implementação das várias políticas e ações.

Pombal, 18 de fevereiro de 2020