Câmara de Pombal potencia antigas escolas primárias como pólos de desenvolvimento turístico

A Câmara Municipal de Pombal vai abrir hasta pública para arrendamento de 14 antigos edifícios escolares para fins turísticos.

O arrendamento destes espaços, localizados nas freguesias de Abiul, Carriço, Louriçal, União das Freguesias de Santiago e São Simão e Albergaria dos Doze e Vila Cã, visa garantir a manutenção e preservação dos mesmos e, simultaneamente, potenciá-los como pólos de desenvolvimento local e turístico.

O valor-base de licitação varia entre os 50€, 75€ e 100€/mensais, consoante as escolas tenham 1, 2 ou 3 salas.

A oposição ao concurso é individual, ou seja, serão celebrados contratos de arrendamento para cada um dos imóveis adjudicados.

Os edifícios, a arrendar são:

• Abiul
    • Almezinha (3 salas)
    • Gesteira (1 sala)
    • Tissuaria (1 sala)
    • Zambujais (1sala)
  • Carriço
    • Alhais (3 salas)
    • Silveirinha Pequena (2 salas)
  • Louriçal
    • Cavadas (1 sala)
    • Torneira (1 sala)
    • Outeiro do Louriçal (2 salas)
  • Redinha
    • Barreiras (2 salas)
  • União das Freguesias de Santiago e São Simão e Albergaria dos Doze
    • Barrosa (1 sala)
    • Ladeira (1 sala)
    • Roubã (2 salas)
  • Vila Cã
    • Carvalhal (1 sala)

Fica a cargo do arrendatário a realização de todas as obras de requalificação, mediante aprovação prévia do MP.

O critério de adjudicação é o valor da renda mensal mais elevada que resultar das propostas apresentadas ou das licitações no ato público.

O contrato de arrendamento é celebrado pelo período de 25 anos, automaticamente renovável por períodos sucessivos de 5 anos.

O processo do procedimento está disponível para consulta e esclarecimentos na Unidade de Turismo, após a publicitação do Edital, sendo que todos os interessados poderão solicitar visita aos edifícios escolares.

O prazo limite para apresentação de propostas são as 17H do dia 31 de março de 2020 e a abertura pública das propostas será realizada no dia 9 de abril às 10H – Salão Nobre dos Paços do Concelho

Com esta iniciativa pretende-se a estimular o investimento privado no setor do turismo e a contribuir quer do ponto de vista económico, pela criação de riqueza, quer do ponto de vista social, pela valorização das comunidades e dos recursos endógenos do território.

Pombal, 10 de fevereiro de 2020