Acesso Rápido

Pombal será o quartel-general do Karaté Nacional de 19 a 22 de dezembro

Pombal será o quartel-general do Karaté Nacional de 19 a 22 de dezembro

O Município de Pombal acolherá de 19 a 22 de dezembro várias atividades desenvolvidas pela Federação Nacional de Karaté-Portugal, numa programação que reunirá na Zona Desportiva da Cidade mais de 300 atletas de Projetos Olímpicos, Alto Rendimento e das Seleções Nacionais de Portugal e Espanha.

Para Diogo Mateus, a escolha de Pombal para a realização destas atividades é um reconhecimento do esforço que tem sido desenvolvido pelo Município no campo da promoção do Desporto, no apoio às mais de 30 modalidades praticadas em Pombal, e pelo trabalho que é desenvolvido pelos clubes, como o Núcleo de Desporto Amador de Pombal, que tem cerca de uma centena de atletas praticantes desta modalidade.

“Pombal assume-se como um local de produção e de apoio ao alto rendimento desportivo, no Karaté, através desta parceria com a Federação Nacional e com os clubes locais, o que nos tem permitido fomentar uma participação bastante aberta e ampla, que não se circunscreve exclusivamente às questões competitivas e de alto rendimento, para os melhores atletas, mas para toda a comunidade”, afirma o Presidente da Câmara.

Um trabalho que tem sido transversal e destinado a diversas faixas etárias, naquela que é a modalidade de combate com mais atletas filiados. Diogo Mateus destaca o facto de Pombal receber um intercâmbio internacional dos atletas de projetos olímpicos, de alto rendimento e das seleções nacionais de Portugal e de Espanha, nas categorias de cadetes, juniores e seniores, num trabalho de preparação para os Jogos Olímpicos de 2020.

Já Joaquim Gonçalves, Diretor Técnico Nacional Desportivo da FNK-P, é peremptório em considerar Pombal um “local talismã para o Karaté Nacional, que nos últimos dez anos tem conseguido alcançar excelentes resultados”.

Para o dirigente, “em Pombal temos tido um espaço onde reconhecemos as condições ótimas para o desenvolvimento das diversas atividades do Karaté”, afirmou Joaquim Gonçalves, que destaca também a centralidade geográfica do território.

As atividades têm início no dia 19, com o Intercâmbio Internacional dos atletas de Projetos Olímpicos, Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Portugal e Espanha, que decorrerá até ao dia 22 no Centro de Alto Rendimento para o Karaté, na Zona Desportiva da Cidade de Pombal.

No sábado, dia 21, para além da realização do treino nacional de seleção de cadetes, juniores, sub21 e seniores, a FNK-P promove o K-OPEN DAY, uma atividade que se pretende aberta a toda comunidade karateca, com o desenvolvimento da discussão de várias temáticas, na presença de diferentes especialistas.

Destaque para a presença em Pombal do Mestre de renome mundial, Sensei António Oliva, um dos mais conceituados formadores do mundo, responsável por vários campeões da Europa e do Mundo, com um trabalho desenvolvido no apoio aos atletas do Projeto de Esperanças Olímpicas, que dará em Pombal uma formação para treinadores e encarregados de educação.

Também no sábado, dia 21, a federação promoverá o projeto de Prospeção e Deteção de Talentos, integrando o treino no programa do K-OPEN DAY, que proporcionará aos participantes um intercâmbio com os atletas das seleções nacionais, do projeto olímpico e do projeto de alto rendimento.

Um dia que terá uma vertente solidária, com a promoção de uma ação de recolha de brinquedos ou vestuário a favor da Associação Amigos da Anita, que se dedica a ajudar crianças desfavorecidas.

Diogo Mateus finalizou a apresentação desta programação com um agradecimento à Federação Nacional de karaté “pela oportunidade de Pombal construir para o desenvolvimento da modalidade e pelo reconhecimento do trabalho que os nossos clubes têm realizado quotidianamente na sensibilização dos jovens, assumindo cada vez mais uma sustentabilidade na diversidade das modalidades desportivas que o concelho tem disponibilizado aos nossos cidadãos”, reiterou o autarca.



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X