Município de Pombal apoia Associação de Pais em projeto no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento

O Município de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 30 de outubro, estabelecer um protocolo com a Associação de Pais de Pombal e o Agrupamento de Escolas de Pombal, com vista à implementação de um projeto-piloto no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.

Com o protocolo agora aprovado, o Município compromete-se a atribuir apoios no valor de 5.555€, correspondentes à alocação de um técnico superior na área da psicologia (3.960€), que coordenará o projeto, e à disponibilização de materiais consumíveis para a implementação das sessões (1.595€).

O projeto visa promover a promoção de competências socioemocionais nos alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pombal, através da metodologia Atitude Positiva.

Prevê-se que durante os 18 meses de implementação do projeto sejam beneficiários do mesmo cerca de 440 alunos, divididos por 21 turmas.

A avaliação da metodologia de intervenção far-se-á pela comparação da evolução entre as turmas intervencionadas e 7 turmas de controlo.

Esta é mais uma das iniciativas municipais no âmbito da promoção do sucesso escolar, à semelhança do que já acontece com o Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, que abarca um conjunto de intervenções, como as que são realizadas ao abrigo do protocolo com a EPIS – Empresários para a Inclusão Social.

A temática do sucesso escolar é uma das principais prioridades que Diogo Mateus e o executivo municipal têm assumido, desde 2013, reconhecendo que este é um fator decisivo para assegurar a mobilidade social e a igualdade de oportunidades.