Câmara de Pombal abre procedimento para requalificação do parque de estacionamento da Praia do Osso da Baleia

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na última reunião, abrir concurso para a Requalificação do Parque de Estacionamento da Praia do Osso da Baleia, acesso e circuitos pedonais.

A intervenção, com um valor-base de 266.036,20€+IVA, prevê a criação de uma zona de estacionamento de ligeiros (com 184 lugares) e acessos à praia/passadiço e de outra zona para estacionamento de pesados de passageiros.

O acesso será feito por diversos percursos viários e pedonais.

Os materiais a utilizar terão reduzido impacto ambiental e serão visualmente integráveis. Foi acautelada a permeabilidade do piso para permitir a infiltração das águas no subsolo, sem prejudicar a resistência e função do piso.

A área será sombreada por pinheiros-mansos.

A área de intervenção perfaz 100.0691m2 e inclui o futuro acesso pedonal, em passadiço, localizado mais a sul e que garantirá a ligação do fim da ciclovia existente ao passadiço já existente.

Complementarmente, será também aberto concurso para a execução do Projeto de Melhoramentos do Parque de Merendas, com um valor-base de € 98.262,91€+IVA.

Além das mesas, cadeiras e restante mobiliário urbano básico para uma infraestrutura deste género, será também instalada uma pirâmide de cordas para escalada, bem como novas instalações sanitárias.

Serão ainda demarcados os lugares de estacionamento e zonas pedonais.

O Município de Pombal reconhece o enorme potencial turístico e ambiental que represente a praia do Osso da Baleia e tem apostado fortemente na sua qualificação e preservação, com vista e proporcionar uma melhor fruição aos seus visitantes.

Estes investimentos têm resultado num aumento da afluência, que reforça a necessidade de intervir no sentido de melhorar a organização rodoviárias e as acessibilidades no local.

Este projeto visa, não só, melhorar as condições de utilização durante a época balnear, mas também promover uma utilização mais continuada da praia.