Pombal é o concelho com mais Eco-Escolas no distrito de Leiria

O concelho de Pombal teve, no ano letivo de 2018/2019, 22 escolas galardoadas no programa Eco-Escolas, liderando assim o ranking distrital.

Este resultado significa um acréscimo de 3 escolas galardoadas em relação ao ano letivo anterior, representando também uma taxa de sucesso de 100%, uma vez que todas as escolas do concelho que se inscreveram no programa foram reconhecidas com o galardão. Além do crescimento do número de escolas galardoadas, constata-se também o aumento de 2 escolas inscritas, o que demonstra a disseminação da prioridade à educação ambiental.

Assim, participaram e foram galardoadas na edição deste ano as seguintes escolas:

• APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância
  • Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi
  • Casa da Criança de Pombal (Santa Casa da Misericórdia de Pombal)
  • Centro Escolar da Mata Mourisca
  • Centro Escolar de Almagreira
  • Centro Escolar de Meirinhas
  • Centro Escolar do Louriçal
  • Centro Escolar dos Vieirinhos
  • Colégio João de Barros
  • Escola Básica Conde de Castelo Melhor
  • Escola Básica da Guia
  • Escola Básica da Machada
  • Escola Básica do Carriço
  • Escola Básica e Secundária de Guia
  • Escola Básica Marquês de Pombal
  • Escola EB de Vila Cã
  • Escola EB1 de Santiago de Litém
  • Escola EBI Gualdim Pais
  • Escola Secundária de Pombal
  • Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
  • Instituto D. João V
  • Jardim de Infância Carriço

Os galardões serão entregues às escolas no próximo dia 18 de outubro, no Dia das Bandeiras Verdes, a decorrer em Guimarães. Na mesma iniciativa, o Município de Pombal receberá o certificado de Município parceiro Eco-Escolas.

Serão ainda entregues duas Menções Honrosas a estabelecimentos de ensino do concelho, no âmbito dos desafios 2018/2019 lançados pela ABAE. A Associação de Promoção do Desenvolvimento Social, Desportivo, Recreativo e Cultural de Moita do Boi é premiada no Desafio Tetrapak/Compal 2019 “As melhores ideias dão frutos” – A brincar ao Carnaval. Já a escola EBI Gualdim Pais será distinguido no Desafio PRIO “Uma Gota de Água e uma Gota de Óleo” – Banda Desenhada.

Este é mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, no âmbito da educação ambiental e que envolve esforços do Município, das freguesias, das escolas e das famílias.

O Município de Pombal encara a educação ambiental como um dos pilares da sustentabilidade, reconhecendo que o envolvimento de toda a comunidade é essencial para atingir este objetivo.